Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/3175/index.html
ANADEP Express
Facebook Facebook Facebook
Nº 707 / 31 de março de 2023
ANADEP dialoga com secretário de assuntos legislativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, e o vice-presidente jurídico-legislativo da ANADEP, Igor Santos, se reuniram na quarta-feira (29/3) com o secretário de assuntos legislativos (SAL) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Elias Vaz. 
 
Na reunião, foi apresentado o trabalho da entidade no Congresso Nacional. Atualmente, a ANADEP conta com 13 comissões temáticas que visam trocar experiências e práticas exitosas entre os(as) integrantes, bem como contribuir com a produção de notas técnicas sobre projetos de lei que tramitam na Câmara e no Senado. 
 
"Discutimos pautas do Congresso e do Ministério da Justiça e Segurança Pública e ainda a importância da participação dessas entidades na formatação de leis que possam fazer a diferença na vida das pessoas", pontuou Elias Vaz. 
 
Participaram também da reunião: o diretor da SAL, Renato Ferreira; o assessor parlamentar da ANADEP, Enrico Ribeiro; a secretária executiva da Rede de Justiça Criminal, Janine Sales; a assessora de comunicação da Rede Justiça Criminal, Giovanna Pretti; e a assessora de enfrentamento à violência institucional da Conectas Direitos Humanos, Roberta Marina dos Santos.
ANADEP, ao lado da Coalizão em defesa da democracia, entrega ao Ministério da Justiça propostas para um sistema de justiça com maior acesso à população
Uma proposta para um sistema de justiça com acesso facilitado à população e uma jurisdição emancipadora para o povo brasileiro. Essa é a ideia do documento entregue, na quarta-feira (29), ao ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, e ao secretário de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira, por representantes da Defensoria Pública, Magistratura, Ministério Público, sindicatos e outras entidades, durante encontro no Palácio da Justiça. A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou do encontro. 
 
O documento se chama “O Sistema de Justiça que Queremos” e condensa uma série de reflexões sobre o tema. Ele é produto de vários eventos e debates feitos pelas entidades progressistas do sistema de justiça.
 
Rivana Ricarte pontuou que a ANADEP apresentou propostas construídas no eixo temático "Direitos de Grupos Vulnerabilizados", apontando recortes propositivos para a ampliação e o fortalecimento do acesso à justiça.
 
Clique aqui e confira o documento. 
 
Mobilização em torno da PEC 1O é destaque das atividades legislativas no Senado
O Adicional por Tempo de Serviço (ATS) retornou à pauta do Senado Federal em nova Proposta de Emenda à Constituição: A PEC 10/2023, de autoria do presidente da Casa, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A matéria visa instituir a integrantes da Magistratura e do Ministério Público um acréscimo de 5% nos salários a cada cinco anos — o chamado quinquênio. 
 
A PEC 10 já conseguiu as assinaturas necessárias para ser despachada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Após esta etapa, é designado um(a) relator(a) para analisar o teor da proposta. 
 
Nas últimas duas semanas, a diretoria da ANADEP e representantes das Associações Afiliadas estão mobilizados no Senado para dialogar com assessorias técnicas e com senadoras e senadores para incluir a Defensoria Pública no texto, conforme entendimento anterior. O foco principal é a defesa da posição constitucional da Defensoria Pública e do tratamento simétrico às carreiras que gozam da autonomia.
ANADEP participa de solenidade de posse da nova diretoria da ADPERGS
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, esteve presente na solenidade de posse da nova diretoria da ADPERGS. Na ocasião, os conselhos fiscal e deliberativo da Associação Estadual também tomaram posse. Reeleito ao cargo, Mário Rheingantz, estará à frente da entidade no biênio 2023-2025. O evento aconteceu na última sexta-feira (24), no Clube Jangadeiros, em Porto Alegre.
 
Para a presidenta da ANADEP, o trabalho associativo no Rio Grande do Sul é exemplo de uma atuação conjunta e forte em âmbito local e nacional. "Em 2022, a ANADEP lançou a Campanha Nacional "Onde há Defensoria, há justiça e cidadania". Fazendo um trocadilho e estando aqui  na posse associativa, eu posso afirmar que "Onde há o trabalho associativo sério, há Defensoria forte". A Defensoria Pública só existe na Constituição Federal graças ao trabalho de defensoras e defensores públicos que compunham a vida associativa na época da Constituinte e, por isso, a história associativa do RS é tão importante. Não há Defensoria Pública fortalecida sem o associativismo", disse. 
ANADEP e APIDEP presentes na solenidade de posse da nova defensora pública geral da DPE-PI Assessorias de comunicação discutem planejamento da campanha nacional 2023 ANADEP participa de lançamento do documento "Regulamentação da polícia penal" ANADEP lança edital para seleção de associados(as) para Programa de intercâmbio do BLODEPM na Venezuela ANADEP participa da 38ª reunião ordinária do CNPCT Participe do Boletim de Jurisprudência da AIDEF ANADEP e D'Plácido firmam parceria para acesso gratuito de associados(as) ao site da editora
Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

ANADEP - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Lote 10 | Bloco J | Ed. Carlton Tower | Sobrelojas 1 e 2 | Asa Sul
CEP 70.070-120 | Brasília-DF | Brasil | Tel.: +55 61 3963.1747 | Fax: +55 61 3039.1763

©2021 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.
Ver edições anteriores
Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails