Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
30/03/2023

ANADEP, ao lado da Coalizão em defesa da democracia, entrega ao Ministério da Justiça propostas para um sistema de justiça com maior acesso à população

Fonte: ASCOM ANADEP *Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública
Estado: DF
 
 
Uma proposta para um sistema de justiça com acesso facilitado à população e uma jurisdição emancipadora para o povo brasileiro. Essa é a ideia do documento entregue, nessa quarta-feira (29), ao ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, e ao secretário de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira, por representantes da Defensoria Pública, Magistratura, Ministério Público, sindicatos e outras entidades, durante encontro no Palácio da Justiça. A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou do encontro. 
 
 
O documento se chama “O Sistema de Justiça que Queremos” e condensa uma série de reflexões sobre o tema. Ele é produto de vários eventos e debates feitos pelas entidades progressistas do sistema de justiça e foi entregue por Cláudia Maria Dadico, juíza federal aposentada e representante da Associação Juízes para Democracia. Atualmente, ela ocupa o cargo de diretora de Mediação de Conflitos Agrários no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
 
“Viemos apresentar a proposta ao ministro Flávio Dino e ela é entregue pela várias entidades representativas da justiça e. também, do campo sindical, do campo social. Estamos trazendo essas propostas como uma contribuição ao Ministério da Justiça e Segurança Pública para que a gente possa neste governo estar repensando o sistema de justiça”, afirmou Cláudia Maria Dadico.
 
De acordo com ela, a recepção foi excelente, acima do esperado. “Sabíamos que o Ministério da Justiça e Segurança Pública era um órgão muito acessível e muito atento a essa pauta e a essas questões, mas, de fato, o interesse que foi despertado e a forma como fomos acolhidos, nos dão esperança com vistas a, no futuro, organizarmos uma grande conferência nacional para pensar o sistema de justiça que queremos”, disse.
 
Rivana Ricarte pontua que a ANADEP apresentou propostas construídas no eixo temático "Direitos de Grupos Vulnerabilizados", apontando recortes propositivos para a ampliação e o fortalecimento do acesso à justiça.
 
 
Clique aqui e confira o documento. 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)