Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/3127/index.html
ANADEP Express
Facebook Facebook Facebook
Nº 000 /
XV CONADEP: saiba tudo que aconteceu no maior evento da Defensoria Pública
A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e a Associação Goiana de Defensoras e Defensores Públicos (AGDP) promoveram, de 8 a 11 de novembro, o XV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP). O tema deste ano foi “Defensoria Pública, Futuro e Democracia: superação de retrocessos e novos desafios". O evento foi realizado no Teatro Rio Vermelho, do Centro de Convenções de Goiânia. 
 
Ao todo, o Congresso contou com três painéis temáticos, uma palestra de abertura e uma de encerramento, além dos concursos de teses e de práticas exitosas. Houve ainda sessão de autógrafos de obras de defensoras e defensores públicos e uma intervenção artística no foyer do evento realizada pelo Movimento Nacional da População em Situação de Rua/Goiás (MNPR/GO). A pré-programação foi marcada pela assembleia geral extraordinária e pelas reuniões das comissões temáticas da ANADEP.  
 
Os apoiadores desta edição foram a ENADEP, CONDEGE e a DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS; Os patrocínios foram do MARKTCLUB Clube de Vantagens, Editora D'Plácido e ExpoJud.
 
 
 

ANADEP e AGDP abrem o Congresso em Goiânia
Defensoras e defensores lotaram o auditório principal do Teatro Rio Vermelho, do Centro de Convenções de Goiânia, para acompanhar a cerimônia de abertura do XV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP), que ocorreu no dia 8.
 
Após os discursos e seguindo a tradição dos CONADEP’s, a ANADEP fez a entrega do Colar do Mérito – a maior honraria da categoria às cidadãs e cidadãos que tenham prestado relevantes serviços à Defensoria Pública e para o acesso à justiça das pessoas em situação de vulnerabilidades. Os(as) homenageados(as) desta edição foram Deise Benedito e Ilton Norberto Robl Filho.
 
O ponto alto da noite foi a palestra magna da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito e Coordenadora Geral do NIREMA (Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente) da PUC-RJ, Thula Pires. 
 
XV CONADEP encerra com palestra dos ministros do STJ e STF
Mais de 1000 participantes acompanharam a solenidade de encerramento do XV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, na sexta-feira (11/11), no Teatro Rio Vermelho, do Centro de Convenções de Goiânia.
 
A cerimônia contou com a participação do ministro do Superior Tribunal de Justiça Rogerio Schietti Cruz e da ministra Cármen Lúcia, por videoconferência. O painel contou também com a participação da presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, e do presidente da AGDP, Allan Joos.
 
A Ministra Cármem Lúcia iniciou sua fala parabenizando o papel da Defensoria Pública no advento da pandemia da Covid-19 e no pós-pandemia. Segundo a Ministra, o papel da Instituição foi exponencial nesse período no sentido de garantir direitos para uma sociedade que já estava tão vulnerabilizada. 
 
Já Schietti falou a partir da temática: “Defensoria Pública, futuro e democracia”. Ao longo da palestra, ele abordou diversos temas como tecnologia, audiências de custódia, o sistema penitenciário brasileiro e a atuação coletiva. Schietti afirmou que a beleza da atuação da Defensoria Pública está em dar visibilidade aos invisíveis e aos direitos das pessoas em situações de vulnerabilidades. 
 
Durante o evento houve mensagem do presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, juiz Ricardo Pérez Manrique.
 
Leitura da Carta de Goiânia é destaque no encerramento do evento
Ao final do evento, a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, ao lado dos(as) presidentes(as) das Associações Estaduais e do DF leu a Carta de Goiânia.
 
O documento reafirmou o compromisso da Defensoria Pública de continuar atuando em defesa do Estado Democrático de Direito e em prol da redução das desigualdades sociais e contra todas as formas de discriminação.
 
A carta também afirma que é essencial o fortalecimento da Defensoria Pública, do modelo público de assistência jurídica, integral, gratuita e de qualidade às pessoas em situações de vulnerabilidades, consagrado no art. 134 do texto constitucional. "Dessa forma, colocamo-nos mais uma vez à disposição da sociedade e dos representantes eleitos do povo brasileiro para contribuir para a discussão, formulação e execução de políticas públicas que possam alcançar a construção de uma sociedade justa, pluralista, solidária e sem preconceitos", finaliza.
 
Primeiro painel aborda impacto das soluções alternativas de conflitos na Defensoria Especialistas debatem mudanças de paradigmas no acesso à justiça a partir do uso da tecnologia "O fechamento dos espaços cívicos no Brasil e o papel da ANADEP" marca debate do terceiro painel Trabalhos de defensoras e defensores públicos de Roraima e do Rio de Janeiro empatam e vencem o concurso de práticas Defensores públicos do RJ e de SP vencem concurso de teses Assembleia geral da ANADEP abre pré-programação oficial, em Goiânia Confira o livro de práticas e teses Reuniões das Comissões Temáticas da ANADEP Defensoras e defensores públicos lançam livros Movimento Nacional de População em Situação de Rua faz intervenção teatral Confira as fotos da FESTA! Saiba como obter o certificado de participação Vídeos do XV CONADEP serão disponibilizados no canal ANADEP no Youtube
Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

ANADEP - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Lote 10 | Bloco J | Ed. Carlton Tower | Sobrelojas 1 e 2 | Asa Sul
CEP 70.070-120 | Brasília-DF | Brasil | Tel.: +55 61 3963.1747 | Fax: +55 61 3039.1763

©2021 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.
Ver edições anteriores
Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails