Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2939/index.html
ANADEP Express
Facebook Facebook Facebook
Nº 638 / 27 de agosto de 2021
Comissão Especial: apresentação do relatório da reforma administrativa deve ocorrer na próxima semana
A diretoria da ANADEP deu continuidade aos trabalhos em relação à PEC 32/2020 (reforma administrativa). Ao lado de representantes da ADEP-MG e do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais (CONDEGE), a entidade apresentou os pleitos da categoria a deputadas e deputados da Casa. 
 
A expectativa é que o deputado Arthur Maia (DEM-BA), relator na Comissão Especial destinada a analisar o mérito da matéria, apresente seu parecer no início da próxima semana. O anúncio foi feito pelo presidente do Colegiado, deputado Fernando Monteiro (PP-PE). 
 
A ANADEP espera que o relator acate as emendas apresentadas pelas defensoras e defensores públicos, que tratam da garantia da substituição e acumulação e da definição de carreiras típicas de Estado. Outro ponto que também tem sido discutido nas atividades legislativas é a questão da estabilidade e da avaliação de desempenho de servidoras e servidores públicos.
 
Os encontros da semana foram com os(as) deputados(as) Érika Kokay (PT-DF), Fernando Monteiro (PP-PE), Professor Israel (PV-DF), Rogério Correia (PT-MG) e Tadeu Alencar (PSB-PE).
ANADEP e APADEP levam pleitos da carreira a relator da reforma administrativa

Na última segunda-feira (23/8), a presidente da ANADEP, Rivana Ricarte; e o vice-presidente administrativo e presidente da APADEP, Augusto Barbosa, participaram de encontro sobre a Reforma Administrativa com os deputados Arthur Maia (DEM-BA), relator da PEC 32/2020 na Comissão Especial e Rui Falcão (PT-SP). Também participaram do debate representantes de diversas carreiras do serviço público. O debate foi organizado pelo escritório Innocenti, em São Paulo.

Os principais pontos do texto que foram debatidos foram a estabilidade e a definição das carreiras típicas de estado e a avaliação de desempenho de servidores(as) públicos(as). 

ANADEP continua diálogo com senadores(as) sobre MP que pode limitar acesso à justiça no País
Após a articulação da ANADEP, senadoras e senadores têm se manifestado contra a Medida Provisória nº. 1045/2021. Originalmente, a MP tratava sobre a minirreforma trabalhista, no entanto, o texto sofreu acréscimos na Câmara dos Deputados e passou a limitar o acesso à justiça.
 
Os(as) senadores(as) Angelo Coronel (PSD-BA), Paulo Paim (PT-RS), Fabiano Contarato (REDE-ES), Lasier Martins (PODEMOS-RS), Nilda Gondim (MDB-PB) e Simone Tebet (MDB-MT) encaminharam ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), requerimentos de impugnação de matérias estranhas à MP.
 
De acordo com a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, a sensibilidade dos parlamentares sobre os pedidos da entidade é notória.
 
 
 
 
ADI sobre poder de requisição da Defensoria Pública é retirada de pauta
Começou, nesta sexta-feira (27/8), no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal, o julgamento das ADIs 6877 e 6880 que questionam o poder de requisição das Defensorias Públicas. As Ações fazem parte do rol de 22 Ações Diretas de Inconstitucionalidade, protocoladas pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, contra dispositivos de leis estaduais que organizam a Defensoria Pública. A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais (CONDEGE) são amicus curiae nas ações. 
 
A relatora é a ministra Cármen Lúcia, que votou pela procedência das ADIs. Apesar de ratificar em seu voto a importância da Defensoria Pública para o acesso à justiça, ela votou pela limitação do acesso a documentos e informações pela Defensoria em favor de seus usuários.
 
Após articulação da ANADEP, ao lado do CONDEGE, da ANADEF e da DPU, o ministro Edson Fachin pediu vista e a matéria foi retirada de pauta do plenário virtual. Na próxima semana, as entidades continuarão o trabalho de articulação em relação ao julgamento e garantir debate mais aprofundado sobre o tema.
Lançamento de pesquisa sobre acesso à justiça de quilombolas é na próxima segunda, no canal da ANADEP no Youtube ANADEP é eleita para integrar o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa para o biênio 2021- 2023 Defensora e defensores públicos participam de audiência pública sobre política de ensino especial IX Jornada: 3ª aula aborda "tomada de decisão apoiada" Convênio: ILAE oferece curso de doutorado em Direito VIII simpósio Internacional de Direito CONSINTER Participe do boletim de jurisprudência da AIDEF
Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

ANADEP - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Lote 10 | Bloco J | Ed. Carlton Tower | Sobrelojas 1 e 2 | Asa Sul
CEP 70.070-120 | Brasília-DF | Brasil | Tel.: +55 61 3963.1747 | Fax: +55 61 3039.1763

©2021 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.
Ver edições anteriores
Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails