Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/3167/index.html
ANADEP Express
Facebook Facebook Facebook
Nº 704 / 10 de março de 2023
"Participação da mulher no espaço político e institucional" é tema de artigo da presidenta da ANADEP no Portal Migalhas
O site especializado em notícias jurídicas Migalhas divulgou na quarta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, artigo da presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte.
 
Intitulado "Participação da mulher no espaço político e institucional", a publicação traz reflexões sobre a ocupação feminina nos espaços de poder. "A luta pela equidade de gênero precisa do envolvimento de todas e de todos, porque a responsabilidade por construir uma sociedade justa e equilibrada é coletiva", pontua a dirigente. 
 
Clique aqui e confira também a ação digital da ANADEP sobre o #8M.
 
ANADEP participa de lançamento da 20 edição do Prêmio Innovare; inscrições estão abertas
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou de cerimônia de lançamento da 20ª edição do Prêmio Innovare. A solenidade aconteceu nessa quinta-feira (9), no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A premiação, que se dedica a reconhecer e a disseminar as práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do Brasil, está com inscrições abertas pelo site www.premioinnovare.com.br até o dia 8 de maio. O Instituto Innovare destacará neste ano uma prática que melhor represente o tema “Defesa da Democracia e do Estado de Direito”.
 
Em comemoração aos 20 anos do Prêmio Innovare, o Destaque desta edição levará o nome do primeiro presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare, o advogado e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, que foi um dos idealizadores da premiação, no início dos anos 2000. Para este prêmio, o tema é Defesa da Democracia e do Estado de Direito.
 
Lotação de defensores(as) públicos(as) por decisão judicial viola autonomia das Defensorias, decide STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a imposição, por via judicial, de lotação de defensores(as) públicos(as) em comarcas desamparadas ofende a autonomia funcional e administrativa das Defensorias Públicas. A questão foi objeto do Recurso Extraordinário (RE) 887671 (Tema 847 da repercussão geral) e servirá de parâmetro para a resolução de pelo menos 133 casos semelhantes em tramitação. O julgamento de mérito foi concluído na sessão virtual encerrada em 16/12/2022 e retomado nessa quarta-feira para a fixação da tese de repercussão geral. 
  
A tese de repercussão geral fixada foi a seguinte: “Ofende a autonomia administrativa das Defensorias Públicas decisão judicial que determine a lotação de defensor público em localidade desamparada, em desacordo com os critérios previamente definidos pela própria instituição, desde que observados os critérios do artigo 98, caput, e parágrafo 2º do ADCT, incluído pela EC 80/2014”.
 
A ANADEP acompanhou toda a tramitação do RE na Corte. 
ANADEP presente em cerimônia de entrega da medalha de Ordem do Mérito do TSE ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, recebeu a medalha Ordem do Mérito do Tribunal Superior Eleitoral - 2023. A condecoração aconteceu, nessa terça-feira (7), com a presença dos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva; da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber. A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, e representantes do Grupo de Atuação Estratégica das Defensorias Públicas Estaduais e Distrital nos Tribunais Superiores (GAETs) participaram da cerimônia, ao lado de outras autoridades do sistema de justiça.
 
A comenda homenageia juristas eminentes e outas personalidades que se destacaram na defesa da democracia e contribuíram para o engrandecimento do país, da Justiça Eleitoral ou de qualquer ramo do Poder Judiciário, do Ministério Público ou da Advocacia, tornando-se exemplos para a coletividade.
ANADEP participa de solenidade de recondução da DPG do Tocantins ANADEP participa de evento no Palácio do Planalto em alusão ao Dia Internacional da Mulher Artigo da coordenadora da Comissão Temática dos Direitos da Mulher da ANADEP marca início das atividades alusivas ao #8M Associados(as) da ANADEP têm benefícios no X Simpósio Internacional de Direito CONSINTER Associados(as) têm desconto em livros na Juruá Editora Participe do Boletim de Jurisprudência da AIDEF
Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

ANADEP - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Lote 10 | Bloco J | Ed. Carlton Tower | Sobrelojas 1 e 2 | Asa Sul
CEP 70.070-120 | Brasília-DF | Brasil | Tel.: +55 61 3963.1747 | Fax: +55 61 3039.1763

©2021 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.
Ver edições anteriores
Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails