Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/3104/index.html
ANADEP Express
Facebook Facebook Facebook
Nº 007 / 5 de outubro de 2022
Atuação das Defensorias Públicas na garantia dos direitos das mulheres é destaque em audiência pública da OEA
Em março, a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, de sessão extraordinária organizada pela Comissão de Assuntos Jurídicos e Políticos (CAJP) da Organização dos Estados Americanos (OEA). Esse é o décimo encontro do grupo que tem por objetivo apresentar as boas práticas das Defensorias Públicas em temas específicos. O tema da sessão foi o acesso à justiça das mulheres em situações de vulnerabilidades. 
 
Ao todo, Rivana Ricarte trouxe um panorama sobre a situação da violência de gênero no Brasil; o trabalho das Defensorias Públicas Estaduais nas questões de gênero; e a atuação da ANADEP na temática. 
AIDEF presente no Fórum Mundial da Justiça 2022
Em junho, a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, na condição de vice-coordenadora da Associação Interamericana de Defensores Públicos (AIDEF), participou do Fórum Mundial da Justiça 2022. O evento aconteceu em Haia (Holanda), de forma híbrida. Nesta edição, o Fórum debateu sobre o acesso à justiça no pós-pandemia da COVID-19, como foco nas desigualdades estruturais de longa data e deficiências de governança que ameaçam o progresso. 
 
A partir dos objetivos de desenvolvimento sustentável, as palestras tiveram algumas linhas de pensamento, como: garantia de acesso justo e efetivo à justiça para todos; garantia de um governo aberto e responsável e combate à corrupção; e proteção da igualdade de direitos e eliminação da discriminação sistêmica.
BLODEPM: Programa de intercâmbio para defensoras e defensores públicos no Paraguai é destaque
De 13 a 17 de junho, foi promovida mais uma edição do Programa de Pasantía para Defensores Públicos Oficiales del Mercosur (BLODEPM). Desta vez, a iniciativa foi organizada pelo Ministerio de la Defensa Pública de la Republica del Paraguay, em Assunção/Paraguai. Ao todo, dez defensoras e defensores públicos da Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Venezuela participaram do Programa. O objetivo do intercâmbio foi a troca de experiências e conhecimentos, além de contribuir para o desenvolvimento do serviço público de assistência jurídica gratuita aos mais necessitados. 
 
A defensora pública do Espírito Santo Sattva Batista Goltara participou do intercâmbio no Paraguai.
Conselho executivo da AIDEF reúne-se via zoom
Em junho, a Associação Interamericana de Defensores Públicos (AIDEF) promoveu reunião do Comitê Executivo da entidade. A ANADEP participou dos encontros, enquanto vice-coordenadora, sendo representada pela presidenta Rivana Ricarte, além da vice presidenta administrativa , Juliana Lintz, e do diretor de relações internacionais, Antonio Maffezoli. 
 
Na pauta, houve andamentos de assuntos administrativos e institucionais, como a convocação para a formação do novo corpo de DPIs para o triênio 2022-2025 e para a organização do curso de capacitação de defensores(as) públicos(as) interamericanos(as). 
 
BLODEPM promove primeira sessão ordinária de 2022 ANADEP presente em seminário promovido pela AIDEF sobre aspectos da defesa, na Argentina Defensoras públicas brasileiras presentes em encontro internacional promovido pela ADEPRA Está no ar a 16ª edição do boletim de jurisprudências do BLODEPM ANADEP e IPPDH firmam parceria por meio de carta de intenção BLODEPM e IPPDH firmam parceria por meio de carta de intenção Live "A importância da proteção das defensoras e defensores de direitos humanos sob a ótica do IPPDH" é destaque da semana
Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

ANADEP - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Lote 10 | Bloco J | Ed. Carlton Tower | Sobrelojas 1 e 2 | Asa Sul
CEP 70.070-120 | Brasília-DF | Brasil | Tel.: +55 61 3963.1747 | Fax: +55 61 3039.1763

©2021 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.
Ver edições anteriores
Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails