Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
01/06/2022

AIDEF presente no Fórum Mundial da Justiça 2022

Fonte: ANADEP
Estado: DF
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, na condição de vice-coordenadora da Associação Interamericana de Defensores Públicos (AIDEF), participou ao longo dessa semana do Fórum Mundial da Justiça 2022. O evento aconteceu em Haia (Holanda), de forma híbrida. Nesta edição, o Fórum debateu sobre o acesso à justiça no pós-pandemia da COVID-19, como foco nas desigualdades estruturais de longa data e deficiências de governança que ameaçam o progresso. 
 
A partir dos objetivos de desenvolvimento sustentável, as palestras tiveram algumas linhas de pensamento, como: garantia de acesso justo e efetivo à justiça para todos; garantia de um governo aberto e responsável e combate à corrupção; e proteção da igualdade de direitos e eliminação da discriminação sistêmica.
 
Rivana Ricarte esteve presente no painel de lançamento da Aliança Ibero-Americana de Acesso à Justiça, que visa coordenar e dar visibilidade ao trabalho da extensa rede de associações e atores de justiça que proporcionam acesso à justiça para todos na região. A aliança inclui o sistema de justiça, a sociedade civil e organizações regionais e internacionais. Durante a exposição, houve apresentações práticas de cada país. Rivana Ricarte apresentou o trabalho das Defensorias Pública da Região a partir da atuação da AIDEF.
 
Entre os demais palestrantes, estão: Maria Fernanda Rodriguez, membra sênior e conselheira do Centro de Cooperação Internacional de Nova York; Luciana Bercovich, gerente da Rede Namati (Fundação de Microjustiça da Argentina); Karina Gerlach, do Centro de Cooperação Internacional da Universidade de Nova York; Grace Hulseman, pesquisadora do Projeto Justiça Mundial; Jairo Acuña, líder de equipe e governança da América Latina e Caribe Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Enrique Gil Bottero, secretário-geral da Conferência de Ministros da Justiça dos Países Ibero-americanos (COMJIB); e Mariano Guillén-Oquendo Martínez, diretor da Unidade de Justiça e Estado de Direito, Fundación Internacional y para Iberoamérica de Administración y Políticas Publicas (FIIAPP).
 
Informações sobre o evento: https://worldjusticeproject.org/
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)