Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2960/index.html
ANADEP Express
Facebook Facebook Facebook
Nº 645 / 15 de outubro de 2021
Direto do Plenário: Diretoria da ANADEP foca na pauta jurídica
Nas últimas semanas, a diretoria da ANADEP tem se reunido diariamente com o escritório de advocacia para debater as pautas de interesse da categoria que tramitam no Supremo Tribunal Federal, entre elas, a ADPF 279, ADI 4636/RE 1.240.999 e as ADIs que questionam o poder de requisição da Defensoria Pública. 
 
Nessa quinta-feira (14), estava previsto o início do julgamento da ADPF 279, no STF. A ação foi proposta em 2013 pelo Procurador-Geral da República e questiona as leis 735/1983 e 106/1999, do município de Diadema (SP), sobre prestação de serviço de assistência jurídica e da Defensoria Pública, apontando violação ao pacto federativo. A relatora da ADPF é a ministra Cármen Lúcia. 
 
Para tratar do tema, a diretoria da ANADEP e a Defensoria Pública de São Paulo se reuniram, na segunda-feira (11/10), com o gabinete do ministro Dias Toffóli. Além de despachos nos demais gabinetes. Na quarta feira a diretoria encaminhou comunicado sobre as articulações em relação à ADPF para associadas e associados da Associação Nacional. A sessão plenária do STF foi encerrada na quinta-feira (14/10) sem alcançar a pauta da ADPF e o julgamento foi adiado.
 
ADI 4636 e o RE 1.240.999
 
Na próxima semana também ocorrerá a retomada do julgamento  em Plenário Virtual da ADI 4636 e o RE 1.240.999, que tratam, respectivamente, da desvinculação dos defensores públicos à OAB e da inexigibilidade de OAB para defensores públicos. As matérias estão na pauta dos dias 22/10 a 03/11. 
Fonacate e afiliadas intensificam mobilizações contra a PEC 32
O Fórum Nacional de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) promoveu, nessa quinta-feira (14/10), assembleia geral com as afiliadas para debater pautas de interesse do funcionalismo público. A ANADEP estava presente e foi representada pela presidenta, Rivana Ricarte.
 
A PEC 32/2020 (reforma administrativa) foi o ponto central da reunião. Na ocasião, o Colegiado definiu intensificar a interlocução com os(as) deputados(as), servidores(as) e a sociedade contra a proposta. As Afiliadas deliberaram sobre as mobilizações, durante as próximas duas semanas, em especial, nos dias 19 e 26 de outubro, no embarque e desembarque dos parlamentares, nos aeroportos das capitais e no Distrito Federal; atos e encontros no Anexo 2 da Câmara; inserções contra a reforma administrativa na Globo News, nas mídias sociais, como o Facebook e o Instagram; e outras ações de mídias de rua, nos estados e no Distrito Federal.
ANADEP participa de audiência pública do CNJ
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou, nessa quarta-feira (13), de audiência pública do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para discutir o regime de trabalho remoto da magistratura. O debate foi idealizado a partir do advento da pandemia da COVID-19 que estabeleceu novos paradigmas para o exercício de diversas atividades, entre elas o trabalho dos juízes e juízas, além da relação entre o regime de trabalho e os avanços tecnológicos. 
 
Na ocasião, a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, elencou a visão da Defensoria Pública sobre o tema. Para ela, o uso das inovações tecnológicas no sistema de justiça não pode homologar opressões e trazer retrocessos no que diz respeito à proteção dos direitos humanos. "Não há como afastar os avanços que a tecnologia nos permite enquanto sociedade, mas não podemos dissociar que o avanço tecnológico sem a presença humana não nos torna melhores nem mais ágeis, mas sim, gera o risco de criarmos uma justiça mais fria, mais distante, mais individualista, mais asséptica", disse. 
ANADEP inicia levantamento étnico-racial e interseccional
A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) lança, neste mês, o "Levantamento do perfil étnico-racial e interseccional de defensoras e defensores públicos". O objetivo é levantar dados para fomentar a reflexão sobre o tema no âmbito da Defensoria Pública. 
 
Seguindo as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), o formulário da pesquisa traz perguntas diretas relacionadas à diversidade étnico-racial e interseccional. O formulário será enviado, de forma eletrônica, para todas as associadas e associados da entidade e ficará disponível na área restrita do site da ANADEP até o dia 30 de outubro.
 
O levantamento será mais um desdobramento da Campanha Nacional 2021 "Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial".
 
VEM AÍ: XI Jornada de Capacitação debaterá a atuação da Defensoria nas Instituições de longa permanência para idosos Reuniões das Comissões Temáticas da ANADEP marcam semana X jornada é encerrada com a participação de defensoras, defensores e sociedade civil ANADEP participa da 25ª reunião do CNDH Defensora pública membra da Comissão de Direitos da Pessoa em Situação de Rua da ANADEP concede entrevista à Rádio Justiça Inscrições abertas: Congresso do Bloco de Defensores Públicos Oficiais do Mercosul
Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

ANADEP - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Lote 10 | Bloco J | Ed. Carlton Tower | Sobrelojas 1 e 2 | Asa Sul
CEP 70.070-120 | Brasília-DF | Brasil | Tel.: +55 61 3963.1747 | Fax: +55 61 3039.1763

©2021 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.
Ver edições anteriores
Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails