Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
25/08/2026

PE: NUDEM leva ações do Agosto Lilás a Carpina e reforça combate à violência contra a mulher

Fonte: ASCOM/DPEPE
Estado: PE
A Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE), por meio do Núcleo de Defesa da Mulher (NUDEM), realizou, no sábado (22), no município de Carpina, mais uma ação alusiva ao Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
 
A iniciativa teve como objetivo ampliar o acesso à informação, à orientação jurídica e ao acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade, fortalecendo a rede de proteção no interior do estado. Durante a ação, foram oferecidos atendimentos individualizados, esclarecimentos sobre direitos, além de encaminhamentos para serviços especializados.
 
Presente na ação, a coordenadora do NUDEM, defensora pública Débora Andrade, reforçou a importância da iniciativa para a população do município.
 
“Entre as ações do Agosto Lilás, consideramos essenciais aquelas cujo foco é o atendimento da população mais vulnerável. Muitas mulheres têm dificuldade de acessar os serviços da Defensoria Pública, e os mutirões realizados aos sábados representam uma oportunidade de tirar dúvidas, falar com uma psicóloga, obter encaminhamentos da assistência social para a rede local e solicitar ofícios para a emissão de segunda via de documentos cartorários”, destacou a defensora.
 
A presença do NUDEM em Carpina integra a estratégia da Defensoria Pública de interiorizar suas atividades e aproximar os serviços da população, especialmente em localidades onde o acesso à Justiça ainda enfrenta desafios.
 
O Agosto Lilás marca os 20 anos da Lei Maria da Penha e reforça a importância da mobilização permanente da sociedade e das instituições públicas no combate à violência de gênero. A atuação do NUDEM, nesse contexto, reafirma o compromisso da DPPE com a defesa dos direitos das mulheres e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
 
A Defensoria Pública segue realizando ações ao longo do mês em diferentes regiões de Pernambuco, levando orientação, cidadania e acesso à Justiça para quem mais precisa.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
14/9/2026
Reunião de Diretoria
15/9/2026
AGE
25 de setembro
XI Congresso da AIDEF
6/10/2026
AGE
17/11/2026
AGE (CONADEP)
7/12/2026
Reunião de Diretoria
8/12/2026
AGO (Eleição)
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)