Pelo quarto ano consecutivo, o Núcleo Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM), da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB, participou do tradicional Bloco Cafuçu, que tomou as ruas do Centro Histórico de João Pessoa, na noite desta sexta-feira (13). Neste ano, o Núcleo levou aos foliões a campanha “Feminicídio Zero – Nenhuma a Menos”, promovendo informação, orientação e acolhimento às mulheres em um dos eventos mais tradicionais do período carnavalesco da Capital paraibana.
Durante a ação, foram realizadas panfletagens, orientações ao público e divulgação dos serviços oferecidos pelo NUDEM. Uma van também foi disponibilizada no local para prestar assistência e acolhimento às mulheres que precisassem de atendimento imediato. Mesmo sob chuva, a equipe manteve as atividades e, após a melhora do tempo, a mobilização seguiu com ainda mais interação com o público.
A psicóloga do NUDEM, Vanilda Luna, explica que a campanha “Feminicídio Zero – Nenhuma a Menos” reforça a atuação permanente da DPE-PB na proteção das mulheres e na luta pelo feminicídio zero, especialmente neste ano em que a Lei Maria da Penha completa 20 anos.
“Estamos aqui para reforçar a nossa assistência integral, que neste ano ganha um significado ainda mais especial, quando a Lei Maria da Penha completa 20 anos. O foco da nossa campanha é a luta pelo feminicídio zero na Paraíba e a contribuição para que esse objetivo se estenda a todo o Brasil. Vestimos hoje o nosso estandarte: nenhuma mulher a menos nas estatísticas. Acreditamos que, com a força de toda a rede unida, de mãos dadas nessa luta, será possível alcançar esse objetivo — e esperamos que seja no menor tempo possível. Essa é a essência da nossa campanha: feminicídio zero.”
A ação também contou com a participação das psicólogas Juliana Freitas e Ingridy Leite, além da estagiária de pós-graduação Roberta Azevedo.