Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
11/02/2026

GO: Atendimentos da Defensoria ajudam assistidos a tirar sonhos do papel, em Mozarlândia

Fonte: ASCOM/DPEGO
Estado: GO
Uma nova fase na vida da operadora de produção Maria Lúcia da Silva, de 23 anos, iniciou-se na manhã desta terça-feira (10/02), em Mozarlândia. A jovem compareceu ao Defensoria Itinerante realizado no município em busca da realização de um grande sonho: alcançar a dignidade por meio da retificação de prenome e gênero em seus documentos. Por meio da assistência prestada pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), ocorrido no Goiás Social, ela saiu com a esperança de que, finalmente, os papéis reflitam quem ela realmente é.
 
A assistida faz parte dos 147 atendimentos realizados no primeiro dia do evento, que voltará a ocorrer nesta quarta-feira (11/02), na Avenida Brasil Ramos Caiado, Centro, em frente à Praça da Matriz e à Igreja Matriz Concatedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Centro.
 
Desde que se “entende por gente”, como diz ela, Maria Lúcia sabe que a sua identidade de gênero não corresponde ao sexo biológico. Há três meses, ela decidiu dar um passo importante para mudar esse cenário. Na presença da Defensoria Pública em Mozarlândia, a assistida enxergou a possibilidade de mudar o que tanto lhe incomodava.
 
“Além de ser simplificado e gratuito, o atendimento estava próximo de mim. Eu vim aqui, busquei orientação, fui bem tratada e bem recebida, sabe? Tive minhas dúvidas tiradas e o principal de tudo: estou conseguindo realizar o sonho de me dar dignidade como mulher trans”, compartilhou ela. “Todas têm um começo, e esse é o meu. Estou muito feliz com tudo.”
 
Responsável pela assistência jurídica ofertada a Maria Lúcia, a defensora pública Cinthia de Oliveira Fernandes avalia que casos como esse evidenciam a relevância do trabalho exercido pela Instituição. “Esse foi um momento marcado por escuta qualificada, respeito e acolhimento. A possibilidade de adequar os documentos à identidade de gênero da pessoa assistida reafirma o compromisso da Defensoria Pública com a promoção da dignidade humana, da autonomia e do direito ao reconhecimento de quem se é”
 
União
 
O dia também foi de conquistas para a psicóloga Anna Raquel Oliveira, de 28 anos, e o empresário Helton Corrêa, de 34. Em 2025, com cerca de sete anos juntos e um relacionamento à distância, eles decidiram se casar. Contudo, diante da burocracia e dos altos custos para o casamento, passaram a morar juntos, deixando a ideia inicial de lado por algum tempo.
 
Foi com a chegada do Defensoria Itinerante a Mozarlândia que a ideia saiu do papel, e o casal formalizou a união estável com conversão em casamento. “A gente fica desanimado, porque a gente ia começar a construir uma casa, pagando aluguel, móveis e tudo. Então, fica apertado. No cartório, é tudo muito caro e demora muito. É bom ver que o imposto que a gente paga sendo revertido em algo de verdade”, explicou Helton.
 
Para Anna Raquel, o trabalho da DPE-GO não é novidade, pois ela já havia trabalhado na Instituição anos atrás, no município de Anápolis. Mesmo assim, o sentimento foi de felicidade e orgulho. “Para mim é muito significativo. Eu fiquei muito feliz, porque muita gente não tem oportunidade de averbar divórcio, se casar ou registrar outro nome, né? Então, foi muito importante”, afirmou.
 
Testemunha da união, a artesã Eliana Corrêa, mãe de Helton, emocionou-se ao falar sobre o momento. “É algo muito importante, né? É um sonho que estou vendo eles realizarem, e é meu também. É importante ver eles darem esse passo”, disse.
 
“Atendimentos como esses evidenciam que a atuação da Defensoria Pública vai além da solução de demandas jurídicas, alcançando a proteção de histórias, identidades e afetos, especialmente em contextos que exigem sensibilidade, empatia e compromisso com os direitos fundamentais”, definiu a defensora pública Cinthia Fernandes. 
 
Defensoria Itinerante
 
Com o projeto Defensoria Itinerante, a DPE-GO busca atender, até 2027, pelo menos 40 municípios por ano, garantindo o acesso à justiça em localidades que ainda não contam com unidade instalada. Além disso, também pretende aumentar o número de atividades judiciais e extrajudiciais em 10%, em comparação ao ano anterior, e realizar 90 ações itinerantes anualmente. Assim, a instituição segue seu Planejamento Estratégico para o biênio 2025-2027, expande a atuação e amplia sua presença em todo o território goiano.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
2/3/2026
Reunião de Diretoria
3/3/2026
AGO
7/4/2025
AGE
5/5/2025
AGE
1/6/2026
Reunião de Diretoria
2/6/2026
AGE
7/7/2026
AGE
4/8/2026
AGE
14/9/2026
Reunião de Diretoria
15/9/2026
AGE
6/10/2026
AGE
17/11/2026
AGE (CONADEP)
7/12/2026
Reunião de Diretoria
8/12/2026
AGO (Eleição)
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)