Com foco na prevenção da gravidez na adolescência, os Núcleos Especializados de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca) e de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), realizaram na manhã de hoje, 4, uma ação de conscientização com estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Campus Palmas.
A iniciativa integra as atividades da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e teve como objetivo orientar adolescentes sobre a importância da prevenção no início da vida sexual, além de informar sobre os direitos garantidos às jovens gestantes.
De acordo com a coordenadora do Nudeca, defensora pública Elisa Maria Pinto de Souza, a ação busca levar informação como forma de proteção e redução de danos. “Uma gravidez nessa fase traz muitos prejuízos à mãe adolescente, sem contar os riscos da própria gestação em razão da idade. Informar sobre os direitos é uma tentativa de minimizar esses impactos. A evasão escolar é, sem dúvidas, um dos problemas mais recorrentes, por isso orientar a mãe adolescente sobre seus direitos na educação é fundamental para evitar a interrupção dos estudos”, completou a Defensora Pública.
Na ocasião, foi entregue aos estudantes um material de educação em direitos sobre a temática. O conteúdo também está disponível para acesso aqui.
Participaram da atividade a assessora do Nudeca, Rebeca Gaspar, e as assessoras do Nudem, Franciélis Vargas e Nicolle Vilhena.