PA: Defensoria Pública realiza cerimônia de posse de novos servidores públicos
Estado: PA
2026 começou festivo na Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA). Um dos motivos é a posse dos novos servidores públicos da instituição. Realizada hoje (09), a cerimônia foi conduzida pela defensora pública-geral, Mônica Belém, no auditório do prédio-sede da DPE-PA. Na ocasião, foram empossados onze novos servidores.
A assistente social Eneida do Socorro Bandeira Ribeiro celebrou o desafio que assumiu aos 60 anos, ao se tornar servidora pública da DPE-PA. “Eu tenho uma trajetória de 34 anos no serviço público, porém, na área da saúde. Exercer a minha profissão na Defensoria será uma novidade, um recomeço que eu busquei para a minha vida profissional. Estou feliz porque, com a mudança na carreira, vem também a mudança de cidade. Eu moro em Belém e agora vou me mudar para Paragominas, lugar que eu já conheço e pelo qual tenho muito afeto. Espero que eu consiga desenvolver um bom trabalho, trazendo a minha vivência para a Defensoria”, declarou.
Os novos servidores foram aprovados no II Concurso para Servidor Público da Defensoria, realizado em 2023. Nesta solenidade, foram empossados profissionais das áreas de Administração; Ciências Econômicas; Direito; Engenharia Elétrica; Psicologia; Secretariado Executivo e Serviço Social. A cerimônia teve a presença do corpo gestor, membros e servidores da instituição, além de representantes do Governo do Estado Pará, do Ministério Público do Pará, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Associação de Servidores da Defensoria Pública do Estado do Pará.
Gilberto Carmo dos Santos, empossado no cargo de Analista de Defensoria Pública - Psicologia para o Núcleo Regional do Rio Capim, falou sobre a expectativa diante do seu primeiro cargo público. “Até o momento, exerci a minha profissão apenas em nível de cargo temporário. É a primeira vez que tomo posse em cargo público e, com a minha trajetória em segurança pública, assistência social, política de saúde, morando e trabalhando há seis anos em Paragominas, eu considero estar bem preparado para exercer o meu cargo na Defensoria Pública”, contou.
Em seu discurso, a defensora pública-geral, Mônica Belém, recebeu com alegria os novos servidores. “A Defensoria é feita de gente que se doa, gente vocacionada e aguerrida, que garante que o direito não fique somente no discurso. Hoje, vocês deixam de ser apenas parte de uma trajetória individual e passam a integrar a família defensorial, carinhosamente chamada de família ‘sangue verde’. A partir de agora, cada demanda cumprida, cada procedimento bem executado, cada atendimento que acontece também carregará a marca de vocês”, enfatizou.
Sobre a Defensoria Pública do Pará
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.



