Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
12/01/2026

BA: Defensoria Pública e AACRRI fortalecem atuação dos catadores no Carnaval Antecipado de Itabuna

Fonte: ASCOM/DPEBA
Estado: BA

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) reforça, pelo terceiro ano consecutivo, seu compromisso com a proteção socioambiental e a inclusão socioprodutiva ao atuar, em parceria com a Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI), durante os festejos do Carnaval Antecipado de Itabuna. A iniciativa é conduzida pelo Núcleo de Gestão Ambiental (NUGAM), sob a coordenação da defensora pública Marina Pimenta, com atuação direta da assistente social Andrea Pires dos Reis.

O projeto contempla a organização e o acompanhamento do trabalho de catadores e catadoras de materiais recicláveis na tradicional Lavagem do Beco do Fuxico, marcada para o dia 17 de janeiro de 2026, e no Carnaval Antecipado, que acontece entre os dias 22 e 25 de janeiro, no Circuito Sabará. Elaborada pela Defensoria em conjunto com a AACRRI, a proposta foi encaminhada ao Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), e aprovada com investimento de R$ 100 mil e os catadores serão remunerados.

Pelo segundo ano consecutivo, o projeto submetido pela Defensoria recebeu aval do Estado, garantindo não apenas o reconhecimento institucional da atividade dos catadores, mas também a remuneração pelo trabalho prestado durante os eventos. Ao todo, 60 catadores vinculados à AACRRI e outros 30 catadores autônomos atuarão nos circuitos, com acompanhamento da Defensoria Pública e da 4ª Regional, em uma ação considerada histórica para o município.

No último dia 6 de janeiro, a assistente social Andrea Pires dos Reis participou da abertura oficial do Carnaval Antecipado de Itabuna, ocasião em que foram divulgadas as atrações da festa e destacada a ação “Mãos que Reciclam”. A iniciativa evidencia o papel essencial dos catadores e catadoras na construção de eventos mais sustentáveis, socialmente responsáveis e ambientalmente comprometidos.

Durante todo o período dos festejos, a Defensoria Pública acompanhará de forma integral a atuação dos catadores, promovendo orientações, articulações institucionais e mediações necessárias para assegurar condições dignas de trabalho e o respeito aos direitos desses profissionais. A ação conta ainda com o apoio do Município de Itabuna e o acompanhamento do Ministério Público do Trabalho, fortalecendo a rede de proteção e garantia de direitos.

A Lavagem do Beco do Fuxico, que chega à sua 45ª edição, é um dos eventos culturais mais tradicionais de Itabuna, reunindo cortejo de baianas, blocos e agremiações, com saída da Praça Laura Conceição, no centro da cidade. Já o Carnaval Antecipado será realizado nas avenidas Mário Padre e Aziz Maron, no bairro Góes Calmon, às margens do Rio Cachoeira, espaço que integra o Circuito Sabará, em homenagem ao músico, compositor e baterista itabunense.

A iniciativa reafirma o papel da Defensoria Pública da Bahia na promoção da justiça socioambiental, ao demonstrar que é possível conciliar cultura, festa popular, geração de renda e cuidado com o meio ambiente, fortalecendo o protagonismo dos catadores e catadoras na construção de um Carnaval cada vez mais sustentável em Itabuna.

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
02/02/2026
Reunião de Diretoria
2/3/2026
Reunião de Diretoria
3/3/2026
AGO
7/4/2025
AGE
5/5/2025
AGE
1/6/2026
Reunião de Diretoria
2/6/2026
AGE
7/7/2026
AGE
4/8/2026
AGE
14/9/2026
Reunião de Diretoria
15/9/2026
AGE
6/10/2026
AGE
17/11/2026
AGE (CONADEP)
7/12/2026
Reunião de Diretoria
8/12/2026
AGO (Eleição)
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)