AC: Defensoria Pública registra mais de mil atendimentos no primeiro dia de atividades em 2026
Estado: AC
Mais de 1.030 atendimentos foram realizados somente nesta quarta-feira, 7, na Defensoria Pública do Acre, primeiro dia de retomada do atendimento regular após o recesso forense. As atividades voltaram a funcionar em todas as unidades do estado, das 7h às 12h, de forma presencial e também pelos canais digitais, como o WhatsApp Único e o atendimento virtual. Entre 20 de dezembro de 2025 e 6 de janeiro de 2026, os serviços funcionaram em regime de plantão.
Com o retorno das atividades em 2026, a defensora pública-geral Juliana Marques destacou que o volume registrado logo no primeiro dia evidencia a demanda represada durante o recesso e a confiança da população no trabalho da instituição. Segundo ela, o crescimento contínuo dos atendimentos, que já ultrapassam 210 mil registros anuais, acompanha o fortalecimento das estratégias adotadas para ampliar o acesso à Justiça em todo o estado.
A defensora pública-geral Juliana Marques recebeu a imprensa no primeiro dia de retomada do atendimento ao público. Foto: Bruno Medim.
A defensora-geral ressaltou ainda que a Defensoria Pública do Acre está presente em todos os municípios, inclusive naqueles que não possuem comarca, por meio de pontos de inclusão digital e ações itinerantes. Como parte do fortalecimento da estrutura de atendimento, está prevista para a próxima quarta-feira, às 16h, a inauguração da nova unidade da Defensoria Pública em Epitaciolândia, ampliando a capacidade de atendimento na região do Alto Acre.
A alta demanda registrada no primeiro dia envolveu principalmente questões de direito de família, como pedidos de guarda, divórcio e alimentos. Entre os atendidos, o servidor público Gil Denotti dos Santos, de 51 anos, procurou a instituição para formalizar um acordo judicial e destacou a importância do funcionamento regular da Defensoria. “Aqui consegui conversar, chegar a um valor de parcela e legalizar tudo. Isso traz tranquilidade e evita problemas no futuro”, afirmou.
Neste início de ano, a Defensoria Pública do Acre também desenvolve ações alinhadas à campanha Janeiro Branco, voltada à conscientização sobre saúde mental e emocional, reforçando a importância do autocuidado e de ambientes institucionais atentos ao bem-estar das pessoas. Para acessar os serviços, o cidadão pode realizar o agendamento pelo site defensoria.ac.def.br ou entrar em contato pelo WhatsApp Único, no número (68) 99230-2101.



