Na última sexta-feira (7), a Vice-Presidenta Administrativa-Financeira da ADPERGS, Jamile Rodrigues Nehmé de Toledo, participou da cerimônia de premiação da 5ª edição do Prêmio Themis de Jornalismo, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS). A solenidade ocorreu no Auditório do Espaço Multiuso, na sede do TJRS, em Porto Alegre.
Na ocasião, o presidente do TJRS, Desembargador Alberto Delgado Neto, destacou a missão do Prêmio, que visa valorizar o trabalho de jornalistas que atuam na cobertura dos julgamentos e iniciativas do Tribunal de Justiça. “É uma oportunidade muito grande de veicular as informações do Poder Judiciário para a nossa população. Ele nos permite valorizar aqueles profissionais que trazem cada vez mais a fidedignidade com a pessoa que está recebendo a informação”, afirmou.
Foram premiados os três primeiros colocados das cinco categorias do Prêmio: “Contribuição do Judiciário para o Desenvolvimento Socioambiental”, “Cotidiano da Justiça”, “Inovação na Gestão Pública Judiciária”, “Imagem” e “Universitária”. Além disso, a cerimônia também contou com a homenagem ao Presidente do Conselho Superior da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) e ex-Presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), Roberto Cervo Melão. O jornalista também é pai da Defensora Pública associada, Carolina Zago Cervo.
“Quando um Tribunal abre suas portas à imprensa, dialoga e oferece informações com transparência, fortalece-se não apenas a instituição, mas o próprio Estado Democrático de Direito. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, através de seu Conselho de Comunicação Social e da DICOM, é um exemplo nacional de como o Poder Judiciário deve agir no contato com a imprensa”, pontuou Roberto.
Confira os vencedores do Prêmio Themis 2025:
Categoria Cotidiano Jurisdicional
1º lugar – Simone Feltes – TVE
2º lugar – Kathlyn Moreira – Rádio Gaúcha/GZH/Grupo RBS
3º lugar – Vitor Rosa – RBS TV
Categoria Inovação da gestão Pública Judiciária
1º lugar – Gabriel Jacobsen – Rádio Gaúcha/GZH/RBSTV/ZH
2° lugar – Noriana Behrend – Rádio Caxias
3º lugar – Lucas Abati – Rádio Gaúcha/GZH
Categoria Especial – Contribuição do Judiciário para o Desenvolvimento Socioambiental
1º lugar – Gabriel Jacobsen – Rádio Gaúcha/GZH//ZH
2º lugar – Fabiana Reinholz – Brasil de Fato RS
3º lugar – Rafael Neves Alves – Consultor Jurídico (CONJUR)
Categoria Imagem
1º lugar – Roberto Martinez Duarte – Brasil de Fato RS
2º lugar – Roberto Martinez Duarte – Brasil de Fato RS
3º lugar – Duda Fortes – Zero Hora
Categoria Universitária
1º lugar – Bárbara de Oliveira Neves – Unisinos
2º lugar – Lorenzo Vieira de Castro – UFRGS (Código Lide)
3º lugar – Gustavo Santana Pinheiro – UFRGS (Humanista)
Estiveram presentes no evento, o representante do Governo do Estado, Secretário Adjunto da Comunicação, Maicon Bock, a representante do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Vice-Corregedora Regional e Corregedora Regional eleita do TRT4, Desembargadora Federal Maria Madalena Telesca, o representante da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Secretário Municipal de Comunicação, Luiz Otávio Prates, a 3ª vice-presidente do TJ, Desembargadora Lusmary Fátima Turelly da Silva, os Presidente da AGERT, Alessandro Heck, ds ARI, José Nunes, da ARFOC, Rodrigo Ziebel, e a Vice-Presidente do Sindicato dos Jornalistas do RS, Katia Marki.