Um dos pontos altos do Encontro das Defensoras e Defensores Públicos das Regiões Norte e Nordeste foi o Concurso de Práticas Exitosas, realizado durante a programação da tarde da sexta-feira (7/11).
O concurso teve como principal objetivo dar visibilidade às melhores iniciativas das Associações Estaduais, reconhecendo experiências inovadoras e eficazes que fortalecem a gestão associativa e geram impacto positivo para a categoria.
A banca examinadora foi composta por Glauce Franco (ADPERJ), João Joffily Coutinho (ADEPESC) e Lígia Olímpio de Oliveira (ADEP-MG). Para avaliar as práticas inscritas, foram considerados os critérios de inovação, replicabilidade e resultados. Os três melhores projetos foram apresentados durante o evento.
O primeiro lugar foi concedido ao projeto "Mulheres Extraordinárias", da ADPEC. Simbolicamente realizado no mês de março, o projeto tem como objetivo homenagear anualmente mulheres que atuam em prol do bem-estar social e da construção de um ambiente mais igualitário, incluindo defensoras públicas e integrantes da sociedade em geral.
Na segunda colocação ficou o projeto “Estruturação de Espaços Infantis nos Núcleos da DPE-RN”, promovido pela ADPERN. A iniciativa surgiu da percepção de defensoras, defensores, coordenadoras, coordenadores, servidoras e servidores dos núcleos, que identificaram a necessidade de oferecer às crianças um ambiente seguro e acolhedor durante os atendimentos. O objetivo é fortalecer o atendimento humanizado, garantindo que mães, pais e responsáveis possam acessar seus direitos enquanto as crianças encontram um espaço de cuidado, respeito e estímulo.
Em terceiro lugar, foi reconhecida a prática "Comissão de Prerrogativas da ADEP-BA". A Comissão tem como finalidade garantir o livre exercício profissional às defensoras e aos defensores públicos associados, assegurando-lhes autonomia e independência no desempenho de suas atividades. A proposta do colegiado é também aproximar a categoria da sua entidade representativa.
Durante a premiação, a presidenta da ANADEP, Fernanda Fernandes, destacou que o concurso é um espaço de valorização, aprendizado e multiplicação de boas ideias, capazes de inspirar novas práticas em todo o país. “Queremos destacar o poder de transformação que nasce dentro das próprias Associações Estaduais. Cada iniciativa tem o potencial de inspirar outras, fortalecendo o movimento associativo e a atuação coletiva em defesa da Defensoria Pública”, afirmou.
Sobre o Encontro
Cerca de 300 pessoas participaram do Encontro das Defensoras e Defensores Públicos das Regiões Norte e Nordeste. O evento, realizado no Hotel Luzeiros, em Fortaleza (CE), reuniu defensoras e defensores públicos para discutir os principais temas relacionados à atuação da Defensoria Pública e sua importância para a sociedade. O tema desta edição é “Defensoria Norte e Nordeste em diálogo: justiça estrutural, associativismo e meio ambiente.”
A iniciativa foi promovida pela ANADEP, com apoio das Associações Estaduais ADPACRE, ADEPAL, ADEPAP, ADEPAM, ADEP-BA, ADPEMA, ADPEP, APDP, ADEPEPE, APIDEP, ADPERN, ADEPRO, ADPERR, ADPESE e ADPETO, tendo a ADPEC como anfitriã desta edição.