A Defensoria Pública do Ceará lança nesta segunda-feira (27) o hotsite do projeto Memória Viva, um espaço virtual que reúne histórias, afetos e trajetórias de pessoas que construíram e continuam fortalecendo a instituição ao longo dos anos.
13 histórias inspiradoras inauguram essa rede de memórias, compartilhando experiências que atravessam o tempo e revelam como a Defensoria Pública também transformou as pessoas que a constroem diariamente em sua trajetória profissional e pessoal. São relatos que unem passado, presente e futuro, revelando o poder da escuta, do afeto e do compromisso com o cuidado e com o acesso à justiça.
O Memória Viva é também um gesto de reconhecimento a todas e todos os servidores e servidoras públicas que integram essa história. O lançamento ocorre às vésperas do Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 de outubro, reforçando o compromisso da DPCE com o cuidado, o pertencimento e a valorização de sua equipe.
A defensora pública geral, Sâmia Farias, destaca a pluralidade que compõe a identidade da Defensoria Pública. “A nossa trajetória é construída todos os dias, em cada atendimento realizado com empatia, atenção e humanidade. Contar as histórias de quem faz parte da instituição é também narrar o nosso crescimento — é falar de direitos, de descobertas e, sobretudo, de pessoas. O hotsite Memória Viva é uma forma de reconhecer e valorizar as diferentes caminhadas que fortalecem a Defensoria e mantêm viva a nossa essência de cuidado e compromisso com quem mais precisa”, afirmou.
O acervo vivo estará em constante atualização, reunindo depoimentos de defensoras e defensores públicos, colaboradoras e colaboradores, e pessoas assistidas que fazem parte dessa jornada coletiva. A proposta é valorizar quem faz a Defensoria Pública acontecer, ressaltando o papel de cada um na consolidação de uma instituição cada vez mais humana, próxima e transformadora.