A Defensoria Pública do Estado da Bahia levou serviços jurídicos e educação em direitos à maior feira literária do Norte/Nordeste, a Flica, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia. O mutirão aconteceu na sexta-feira e sábado (24 e 25/10) e atendeu 120 pessoas. Durante os dois dias de atendimento, também houve distribuição 575 cartilhas com materiais educativos.
O caminhão da Unidade Móvel de Atendimento (UMA) ficou instalado na praça doutor Aristides Milton, na região central do Município. A equipe da DPE ofereceu orientações e serviços nas áreas de Família, Cível, Criminal e Consumidor, além de informações sobre registro civil e regularização de documentos.
A defensora pública geral, Camila Canário, prestigiou o evento e acompanhou os atendimentos, reforçando o compromisso da Defensoria com a interiorização dos serviços e com o acesso à justiça em todo o Estado. “Participar da Flica é também reafirmar o compromisso da Defensoria com a população baiana. Nossa presença aqui é uma forma de fortalecer direitos, levar informação e garantir acesso à justiça a todos e todas”, afirmou.
Para a coordenadora da UMA, Camila Berenguer, a itinerância de Cachoeira é mais uma participação da Defensoria em eventos populares de grande expressão e importância para o Estado, levando cidadania e ampliando o acesso a direitos. Além da coordenadora Camila Berenguer, participaram da ação os(as) defensores(as) públicos(as) Guiomar Fauaze, Maya Gelman e Gabriel Salgado.
Durante a realização do mutirão, a Defensoria recebeu a visita do secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas, que foi agraciado com a placa da UMA 2025, entregue aos parceiros do projeto. A prefeita do município, Eliana Gonzaga, e o presidente da Câmara de Vereadores, Josmar Barbosa, também receberam a placa de saudação.
A 13ª edição da Flica reuniu autores, escritores, quadrinistas e ilustradores nacionais e internacionais, além de contar com uma programação musical e artística diversificada. Com o tema “Ler é massa”, o evento promoveu atividades gratuitas e abertas ao público, incluindo mesas literárias, apresentações musicais e atrações infantis.