Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
A ANADEP também está na Campanha Outubro Rosa pelo combate ao câncer de mama
22/10/2025

ES: DP consegue liminar que suspende cobrança de empréstimos fraudulentos a cerca de 50 idosos em Mantenópolis

Fonte: ASCOM/DPES
Estado: ES
A Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES), por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor, conseguiu liminar para que diversos bancos e instituições financeiras parem de descontar empréstimos identificados como fraudulentos de idosos, aposentados e pensionistas. A decisão é fruto de uma ação civil pública ajuizada pela DPES para responsabilizar as instituições financeiras pelo prejuízo causado a cerca de 50 idosos. 
 
Segundo a liminar, os bancos devem suspender imediatamente os descontos referentes aos contratos fraudulentos nos benefícios das vítimas e retirem seus nomes de cadastros de inadimplentes, como SPC e Serasa, caso já tenham sido negativados.  
 
A Defensoria apurou que as instituições financeiras vêm demonstrando falhas na segurança dos serviços oferecidos, permitindo a aprovação de vários empréstimos em sequência, sem análise adequada do perfil das vítimas. Também foram identificadas falhas nos sistemas de verificação de identidade, como biometria facial, que permitiram a formalização de contratos a partir de simples fotos.  
 
Os valores dos empréstimos eram rapidamente transferidos para contas de terceiros, evidenciando um esquema organizado de fraude que poderia ter sido evitado com mecanismos mais rigorosos de controle. 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
6 e 7 de novembro, em Fortaleza (CE)
Encontro das Defensoras e Defensores Públicos das Regiões Norte e Nordeste
6 de novembro
AGE (Fortaleza)
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)