Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
A ANADEP também está na Campanha Outubro Rosa pelo combate ao câncer de mama
21/10/2025

RO: DPE garante liberdade a assistido após juiz converter prisão em preventiva sem manifestação prévia do Ministério Público

Fonte: ASCOM/DPERO
Estado: RO
A Defensoria Pública de Rondônia (DPE-RO), por meio do Núcleo de Atuação Recursal Estratégica (NARE), obteve uma importante vitória no Tribunal de Justiça (TJ/RO) ao conseguir a soltura de um assistido que teve sua prisão em flagrante convertida em preventiva “de ofício” (por iniciativa própria do juiz), sem qualquer pedido do Ministério Público (MP/RO).
 
O caso teve início quando o Juízo da 2º Vara de Garantias de Porto Velho/RO homologou a prisão em flagrante do assistido e, na mesma decisão, converteu-a em prisão preventiva. Na audiência de custódia subsequente, observou-se que o Ministério Público, mesmo presente, não apresentou requerimento para a decretação da prisão preventiva.
 
Diante da ilegalidade, o NARE impetrou um habeas corpus no Tribunal de Justiça. A Defensoria fundamentou o pedido na Súmula 676 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que estabelece que, após as mudanças da Lei n. 13.964/2019 (Pacote Anticrime), não é mais possível ao juiz decretar ou converter a prisão em flagrante em preventiva de ofício.
 
Ao analisar a matéria, o relator do caso, desembargador Francisco Borges, acolheu os argumentos da Defensoria. Ele destacou que, analisando o conteúdo da primeira decisão, “infere-se que realmente o ato padece de ilegalidade”. Ao final, decidiu por cassar a ordem da conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva do paciente, determinando a imediata expedição do alvará de soltura.
 
O coordenador do NARE, defensor público Jaime Leônidas Miranda, ressaltou a importância da decisão. “Por meio de impetração de Habeas Corpus, o TJRO acolhe pleito defensivo para cassar a decisão que homologou o flagrante e, de ofício, converteu a prisão em preventiva, determinando a imediata concessão da liberdade do paciente. Obtendo mais uma decisão favorável para nossos assistidos e assistidas no segundo grau de jurisdição.”
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
6 e 7 de novembro, em Fortaleza (CE)
Encontro das Defensoras e Defensores Públicos das Regiões Norte e Nordeste
6 de novembro
AGE (Fortaleza)
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)