A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) realizou, na última sexta (17), uma inspeção ao Presídio Regional de Santo Ângelo. A ação faz parte do Projeto Dignidade, promovido pelo Núcleo de Defesa em Execução Penal (NUDEP) e pelo Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NUDECA), e tem como objetivo fiscalizar todas as unidades prisionais e mapear as necessidades do sistema penal gaúcho. Agentes da Polícia Penal também participaram da atividade.
Estiveram presentes na vistoria os defensores públicos André Iglesias e Silva Borges, Leonardo Bagatini e Alessandra Pedrazzi Valentini. Na visita, ficou constatado que a unidade prisional estava em boas condições de limpeza e organização, inclusive de acordo com o relato dos apenados.
No entanto, também foi verificada superlotação na unidade prisional, que tem capacidade para 167 detentos e atualmente está com 346 apenados no presídio. A instituição ficará atenta e continuará monitorando a situação para tomar as medidas cabíveis, caso necessário.