Nessa sexta-feira (17), a presidenta da ANADEP, Fernanda Fernandes, e o presidente da ADEPAP, Arthur de Almeida Pessoa, participam do lançamento da primeira edição da revista científica da Defensoria Pública do Amapá. A publicação teve como tema “Defensoria Pública, Vulnerabilidade e Justiça Social”.
A programação foi dividida em dois painéis. O painel de abertura “Responsabilidade Fiscal, Direitos Sociais e Orçamento Público" foi conduzido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino e mediado pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marco Buzzi. Em sua explanação, Dino, debateu sobre a importância de um equilíbrio entre as finanças públicas e a garantia dos direitos sociais, enfatizando que a responsabilidade fiscal não pode ser desassociada do compromisso com a redução de desigualdades sociais.

À tarde, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Afrânio Vilela, ministrou o segundo painel do Congresso da Revista da Defensoria Pública do Amapá, com o tema “Defensoria Pública e Justiça Social: conhecimento ampliado e transformação institucional”. Em sua fala inicial, Vilela destacou que, entre as instituições públicas que atuam na área do Direito e promovem o acesso à justiça, a Defensoria Pública se sobressai como exemplo, por oferecer uma visão de mundo a partir do olhar dos mais vulneráveis.
Criada para incentivar a pesquisa e o debate acadêmico sobre temas ligados aos direitos humanos e à justiça social, a Revista selecionou 20 dos 77 artigos submetidos.
Durante o evento, foram entregues certificados aos autores dos 20 artigos selecionados para a primeira edição da Revista da Defensoria Pública do Amapá. Os membros do Conselho Editorial da revista também foram homenageados com placas de reconhecimento, em agradecimento à contribuição na construção da primeira edição, cuja expertise foi essencial para o sucesso da publicação.