A presidenta da ANADEP, Fernanda Fernandes, participou nesta terça-feira (30/9) da XLI Reunião Especializada de Defensores Públicos Oficiais (REDPO), realizada na sede da Defensoria Pública da União (DPU), em Brasília. A presidenta da ADPERJ e diretora de Relações Internacionais, Juliana Lintz, também esteve presente no encontro.
O debate contou com a participação, presencial e virtual, de defensoras e defensores públicos do Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai, Argentina e Equador, que discutiram a atuação das Defensorias Públicas e apresentaram propostas e projetos voltados a garantir o acesso à justiça e a proteção dos direitos da população em situação de vulnerabilidade nesses países.
Criada em 2004, a Reunião Especializada de Defensores Públicos Oficiais é um foro do Mercosul destinado a promover a cooperação e a integração entre os países do bloco. Seu propósito é fortalecer institucionalmente as Defensorias Públicas Oficiais e colaborar na defesa dos direitos humanos e das garantias reconhecidas pelos tratados internacionais, legislações e constituições nacionais dos Estados-membros, bem como pelas normas do Mercosul.