A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil (ANADEP) repudia com veemência a violência sofrida pela professora Dra. Melina Girardi Fachin, diretora da Faculdade de Direito da UFPR, ocorrida na última sexta-feira, dia 12/09.
Ataques violentos não possuem espaço em sociedades que se pretendem democráticas, tampouco em ambientes de debate público e de construção acadêmica do saber. Trata-se de ato que afronta não apenas a integridade pessoal da docente, mas também a própria trajetória exemplar de defesa intransigente dos direitos humanos e da democracia que a sua vida profissional ostenta, valores estes caros à vida republicana.
A violência não tem qualquer espaço em sociedades que se pretendem democráticas, tampouco em ambientes de debate público e de construção acadêmica do saber.
Enquanto defensoras e defensores públicos, cuja missão constitucional (art. 134 da CF/88) é a promoção dos direitos humanos, da justiça social e da defesa do regime democrático, manifestamos nossa solidariedade à professora Dra. Melina Girardi Fachin e, ao mesmo tempo, à sociedade reafirmamos nosso compromisso permanente com a construção de uma democracia inclusiva, plural e comprometida com a dignidade humanas.
DIRETORIA ANADEP
SETEMBRO DE 2025