Na última quarta-feira, dia 3, em plena viagem para Retirolândia, a Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA completou seis meses sob nova gestão e, desde julho, os números alcançados já superaram todo o ano de 2024.
À frente da Coordenação da Unidade Móvel e Itinerâncias desde o dia 3 de março, a coordenadora Camila Berenguer conta que, segundo os registros anteriores, foram realizados 6.311 atendimentos em todo o ano passado.
“Em julho, já tínhamos superado os números de 2024. Em 2025, janeiro a setembro, já alcançamos 9.033 atendimentos diretos nas 14 itinerâncias realizadas na capital e 32 no interior. E ainda vêm mais de 15 itinerâncias por aí até o final do ano”, enumerou a coordenadora.
Com a proposta de levar a Defensoria para as cidades onde a instituição ainda não está, a Unidade Móvel é definida pela coordenadora como o primeiro passo para que a população possa conhecer os serviços que são oferecidos de forma totalmente gratuita.
“A Unidade Móvel é uma semente da Defensoria e a sua presença tem um efeito muito importante de orientação, de esclarecimentos e de Educação em Direitos, reforçada através de nossas cartilhas. Cada itinerância que realizamos reforça a importância do nosso trabalho para a sociedade. Sempre somos muito bem recebidos pelos outros servidores públicos com atuação nos municípios e temos tido a colaboração especialmente dos oficiais de Registro Civil e da magistratura na agilidade dos nossos processos”, lembrou a coordenadora, que, logo após assumir o cargo, em uma das primeiras itinerâncias, fez questão pegar carona na UMA e foi na cabine como passageira, até à cidade de Lauro de Freitas, e, em São Domingos, subiu na boleia de novo.