De 25 a 27 de setembro, Belo Horizonte (MG) sediará o II Encontro da Frente Afro-Indígena das Defensoras e dos Defensores Públicos do Brasil.
A edição é uma iniciativa da Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (ANADEP), por meio das Comissões Temáticas de Igualdade Étnico-Racial e de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, em parceria com a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), o Fórum Justiça e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).
O evento tem como objetivo promover a capacitação de membros(as) e servidores(as) da Defensoria Pública, com foco nas questões relacionadas ao atendimento dos(as) usuários(as) e às demandas ligadas à pauta étnico-racial. A proposta é fomentar discussões com especialistas e ativistas, visando romper a reprodução de violências sistêmicas, inclusive no interior das Defensorias Públicas.
O encontro também busca consolidar políticas e projetos antirracistas nas Defensorias Públicas de todo o país, além de fortalecer a articulação institucional com movimentos sociais e a sociedade civil organizada.
Além de palestras e oficinas, a programação contará com a apresentação de trabalhos, conforme edital publicado.
Nesta edição, a banca organizadora selecionou dez trabalhos de defensores(as) públicos(as). As práticas escolhidas foram: Aldeando Direitos (DPE-BA); Formação da Rede de Defensores de Povos de Terreiro (DPE-PR); Projeto Sobrenome Vivo: fortalecendo a identidade indígena no registro civil (DPE-RO); A atuação da Defensoria Pública na capacitação e fomento à adesão ao Protocolo de Consulta Prévia de Povos de Terreiro (DPE-PR); Projeto de Equidade Racial (DPE-AL); Defensorias do Araguaia (DPE-TO, DPE-GO e DPE-MT); Diagnóstico de Violações e Metodologia de Atuação Permanente da Defensoria (DPE-PR); Aquilomba DPE/BA: A Defensoria Pública da Bahia nos territórios quilombolas (DPE-BA); a cartilha “E eu, sou o quê?” (DPE-CE); e o Projeto "Amar Defensoria, um mar de direitos (DPE-CE).
As apresentações ocorrerão no dia 27 de setembro (sábado), no turno da tarde. Cada trabalho terá dez minutos para exposição.
Regras para as apresentações:
A sessão contará com uma/um mediadora/or indicada/o pela organização do evento;
As/os participantes deverão providenciar o material necessário para suas apresentações;
A organização disponibilizará computador, projetor e datashow, caso desejem utilizar esses recursos;
As/os apresentadoras/es deverão chegar com, no mínimo, 20 minutos de antecedência em relação ao horário divulgado na programação;
Deve estar presente pelo menos uma/um autora/or de cada trabalho. A ausência implicará a eliminação do trabalho do evento e a não emissão de certificado.
ATENÇÃO: As inscrições para o evento continuam abertas até o dia 12 de setembro.
**Matéria atualizada no dia 9 de setembro, às 11h57**