Durante os dias 26 e 27 de agosto, a ADPEMA realizou, em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), duas importantes ações na cidade de Imperatriz (MA), como parte da programação de lançamento da campanha nacional “Justiça Climática é Justiça Social: Defensoria Pública por um Brasil mais sustentável, justo e igualitário”, idealizada pela Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (ANADEP).
Além do mutirão de atendimento à comunidade e da audiência pública com catadores de materiais recicláveis, o presidente da ADPEMA, Thiago Amin, também aproveitou a agenda extensa na região para dialogar com membros da carreira sobre pautas relacionadas ao exercício profissional.
A programação teve início na segunda-feira (25), com o mutirão de atendimento oferecido à população imperatrizense pela ADPEMA em conjunto com a DPE/MA, a Equatorial Energia e a Prefeitura de Imperatriz, na unidade do CRAS Santa Rita. Além do diálogo com o público sobre Justiça climática, também foram realizados serviços de emissão de segunda via de registros civis, certidões, orientação jurídica, inclusão no programa Tarifa Social de Energia Elétrica, renegociação de débitos, entre outros.
“Esses mutirões e ações diretas na comunidade são de suma importância para que a população seja sempre informada a respeito de seus direitos e de como a Defensoria Pública pode atuar junto à população, seja de forma individual ou coletiva”, ressaltou o defensor público Thiago Amin, presidente da ADPEMA.
Já na terça-feira (26), a ADPEMA esteve presente na Câmara de Vereadores de Imperatriz para conduzir uma audiência pública, proposta pela diretora secretária da Associação, a defensora pública Ana Heloiza de Aquino, com catadores de materiais recicláveis da cidade, em especial, os que fazem parte da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (ASCAMARI).
Durante a audiência, foram discutidas a criação do aterro sanitário de Imperatriz, bem como o fechamento do lixão da cidade. Distribuição de EPI’s, garantia de suporte financeiro e solicitação de prazos para conclusão da obra foram algumas das reivindicações feitas pela Defensora Pública Ana Heloiza ao poder público local.
Yara Oliveira, presidente da ASCAMARI, elogiou a ação realizada pela ADPEMA com a Defensoria Pública: “A Defensoria fez uma visita em nossa sede, e foi por meio dessa visita que eles marcaram essa audiência, a gente agradece muito, porque nós, catadores, somos uma classe que ninguém vê, e é com esses apoios que a sociedade começa a enxergar a gente”, destacou.
A campanha nacional idealizada pela ANADEP e lançada no Maranhão pela ADPEMA tem como objetivo reforçar o papel estratégico da Defensoria Pública, enquanto Instituição Constitucional de Direitos Humanos, na promoção da Justiça climática e da Justiça social no país.