A partir de segunda-feira (18/08), a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) passará a emitir a segunda via da Carteira de Identidade Nacional para pessoas em situação de vulnerabilidade e em situação de rua. O novo serviço será oficializado durante um evento na Unidade Sul, às 15 horas, ocasião que marca a assinatura do aditivo ao Termo de Cooperação já celebrado entre o Estado de Goiás e a DPE-GO, a Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
O objetivo é concentrar o fluxo de acesso à documentação civil na Defensoria Pública. Com o aditivo, os atendimentos para emissão da Carteira de Identidade Nacional, antes encaminhados pela Defensoria Pública à OVG, terão seu fluxo invertido e adaptado para que o procedimento seja realizado diretamente na Unidade Sul, em Goiânia. No dia da assinatura, serão realizados os primeiros atendimentos para emissão da segunda via do documento.
A medida vai simplificar e agilizar o acesso ao documento de identidade, especialmente para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, como a população em situação de rua. Além de atender diretamente quem procura a Defensoria, o novo serviço também contemplará encaminhamentos realizados por instituições como a OVG e outros órgãos de acolhimento, fortalecendo a rede de apoio.
Treinamento
Para viabilizar a mudança, entre os dias 4 e 8 de agosto, servidores do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) e do Núcleo Especializado de Direitos Humanos (NUDH) da DPE-GO receberam treinamento da PCGO para conduzir a emissão do documento. O CAM, que atua na busca ativa de pessoas em situação de vulnerabilidade e na localização de documentos, será um parceiro estratégico na execução do serviço.