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18/08/2025

ES: Defensoria lança parceria inédita com Google com foco na melhoria do atendimento

Fonte: ASCOM/DPES
Estado: ES
A Defensoria Pública do Espírito Santo deu um passo importante rumo à modernização dos serviços prestados à população, ao lançar, hoje (15), uma parceria com o Google voltada para acelerar o atendimento e otimizar o trabalho interno. O evento, que apresentou o ecossistema do Google, contou com cerca de 300 pessoas. As ferramentas vão atuar desde o primeiro contato com o assistido, coletando informações iniciais por meio de uma assistente virtual e direcionando o caso ao defensor mais adequado.  Isso permitirá que os profissionais concentrem seu tempo em demandas mais complexas, ao mesmo tempo em que agiliza a tramitação de processos. Além disso, recursos avançados de busca e análise de texto vão ajudar os defensores a localizar informações e precedentes de forma muito mais rápida, tornando o trabalho jurídico mais assertivo e o acesso à justiça mais célere. 
 
O defensor público-geral do Estado, Vinícius Chaves de Araújo, destacou que o objetivo é colocar a tecnologia a serviço da justiça e da igualdade social. “Essa parceria com o Google vai proporcioar qualidade de vida e de trabalho à equipe interna, e um atendimento ainda mais qualificado ao cidadão. Essa parceria é parte do programa Defende AI, que iniciou com capacitação personalizada para que todos compreendam e aproveitem ao máximo essa nova forma de acesso à tecnologia. Estamos iniciando uma nova jornada, prontos para esclarecer dúvidas e aprimorar cada vez mais esse recurso”.  
 
Para o defensor público-geral do Paraná, Matheus Cavalcanti Munhoz, trata-se de um avanço de grande dimensão. “Embora talvez nem todos tenham plena consciência da dimensão dessa conquista, ela representará, nos próximos dias, um notável progresso para a Defensoria Pública do Espírito Santo, elevando significativamente a qualidade dos serviços prestados. O progresso de uma Defensoria  beneficia a todas, e tenho convicção de que este será um dos maiores legados de sua gestão”. 
 
O defensor público do Rio Grande do Sul, Marcelo Piton, ressaltou que a iniciativa é uma mudança de paradigma. “Quando uma Defensoria Pública consegue fechar um contrato com uma Big Tech do tamanho do Google, isso deve ser comemorado e ressaltado. Demonstra  a importância da tecnologia aplicada ao serviço público. Como defensor, fico feliz em ver chefias institucionais que enxergam essa relevância.” 
 
O assessor de inovação da DPES, Ivan Mayer Caron, comparou o Google Workspace a um centro de comando digital. “Não é apenas uma ferramenta, mas um verdadeiro centro de comando, onde as equipes podem colaborar em tempo real, trocar informações com segurança e acelerar processos que impactam diretamente o funcionamento das atividades.” 
 
Já o coordenador de Sistemas de Informação e Operação, Vitor Ramalho, enfatizou os ganhos de segurança e agilidade. “Com essa plataforma integrada, garantimos maior segurança da informação, facilidade de acesso e flexibilidade para nossos servidores, assegurando a continuidade e a eficiência nas atividades da Defensoria.” 
 
Lançamento do Programa de Capacitação “Formação Avançada” 
 
Durante o evento, foi assinado o termo de cooperação entre a Defensoria Pública e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional para o lançamento do programa “Formação Avançada”. O acordo foi firmado pelo defensor público-geral Vinícius Chaves de Araújo e pelo secretário Bruno Lamas. 
 
Lamas destacou que a união entre capacitação e tecnologia é fundamental para a inclusão social. “A educação é a chave para transformar vidas e promover inclusão. Com o ‘Formação Avançada’, vamos ampliar a qualificação profissional, oferecer novas oportunidades e preparar a Defensoria para aproveitar ao máximo os recursos de inovação disponíveis no Espírito Santo”. 
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