A presidenta da ANADEP, Fernanda Fernandes, se reuniu, nessa segunda-feira (4/8), com integrantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O encontro contou também com a participação da presidenta da ADPERJ, Juliana Lintz, que é diretora para assuntos internacionais da ANADEP.
A reunião foi realizada com o diretor de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial, Marcelo Trevisan, e com a coordenadora-geral do departamento, Nazaré Soares.
Na ocasião, Fernanda Fernandes apresentou ao Ministério a Campanha Nacional “JUSTIÇA CLIMÁTICA É JUSTIÇA SOCIAL: Defensoria Pública por um Brasil mais sustentável, justo e igualitário”, que destaca o papel estratégico da Defensoria Pública na promoção da justiça climática.
Durante o diálogo, as dirigentes ressaltaram a importância da presença da Defensoria Pública nos territórios para a promoção e proteção do meio ambiente. Trevisan destacou que a Instituição tem sido uma grande aliada em diversas pautas da pasta, especialmente em temas como conflitos fundiários, questões quilombolas, territórios indígenas, entre outros.
“Ter a Defensoria Pública atuando nesse movimento é fundamental, porque proteger os territórios tradicionais é proteger o meio ambiente”, pontuou.
No encontro, foram mencionados exemplos de atuação na região da Matopiba — que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia —, além de ações desenvolvidas na Amazônia.
Também foram abordadas a participação da ANADEP na COP 30 e a possibilidade de parcerias para a realização de cursos e capacitações.