Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
04/08/2025

MG: NUDEM-BH comemora 20 anos na defesa dos direitos das mulheres vítimas de violência

Fonte: ASCOM/DPEMG
Estado: MG
A Defensoria Especializada de Defesa dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência de Gênero (NUDEM-BH) completa neste sábado, dia 2 de agosto, 20 anos. Para comemorar, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG realizou nesta sexta-feira (1/8), evento com a presença de representantes do sistema de justiça, segurança pública e sociedade civil.  
 
A mesa de abertura foi composta pela defensora pública-geral, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, a defensora pública e coordenadora do NUDEM-BH, Maria Cecília Pinto e Oliveira, o corregedor-geral Frederico de Sousa Saraiva e o defensor público Heitor Teixeira Lanzillotta Baldez, representando o Conselho Superior. 
 
Em sua fala, a defensora pública-geral prestigiou o núcleo e o trabalho realizado em prol das mulheres vítimas de violência de gênero. “Lá atrás, há 20 anos, já se mostrava o pioneirismo da instituição defendendo os direitos das mulheres em situação de vulnerabilidade e com o passar dos anos, passo a passo, nós vamos conseguindo cada vez mais oferecer um atendimento de maior excelência, proteção e que possibilite o fim do ciclo de violência”, afirmou a DPG. 
 
A coordenadora Maria Cecília ressaltou o papel de todas as mulheres que contribuíram de alguma forma para a construção e desenvolvimento da Especializada. “É um tributo a todas as mulheres que vieram antes e esse é o objetivo do evento, uma homenagem e a reflexão de que ainda se tem muito o que melhorar em um trabalho incansável de aperfeiçoamento dos serviços e atendimento”, pontuou a defensora.  
 
A mesa também prestou homenagem a defensora pública Umbelina Lopes, percussora na defesa dos direitos das mulheres e cujo trabalho contribuiu para a implementação do NUDEM-BH. O colar Umbelina Lopes, promovido pela Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), leva o nome da defensora e é dedicado a indivíduos que atuam em prol da cidadania.  
 
Logo após a abertura, foi o momento de exposição das instituições que compõem a Rede de Enfrentamento às Violências de Gênero contra Mulheres e Meninas de Minas Gerais – REDE-MG. Cada representante falou sobre uma determinada frente de atuação, reafirmando a necessidade do trabalho multissetorial na defesa e acolhimento das vítimas de maneira integral. 
 
Foram convidados a Promotora de Justiça titular da Promotoria Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Patrícia Habkouk; o Juiz titular do 1° Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (JUVID) de Belo Horizonte, José Romualdo Duarte Mendes; Presidente da Comissão de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres da Ordem dos Advogados Seção Minas Gerais (OAB-MG), Isabel Araújo Rodrigues; Subinspetora e coordenadora do Grupo Especializado de Proteção à Mulher da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GEPAM/GCMBH), Aline Oliveira; Cabo da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Natália Aparecida Santos; Sargento da PMMG, Thyago José Vasconcelos, e a Investigadora da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Abna Esteves.  
 
Em sequência, o espaço foi dedicado ao diálogo com todos os participantes presentes no evento. Na ocasião, a defensora pública titular do NUDEM-BH, Samantha Vilarinho Mello Alves, conduziu o debate e reforçou a necessidade de troca com a sociedade civil. “O que a gente quer é melhorar, se a gente ficar dentro dos nossos serviços achando que o que estamos fazendo é o perfeito, não vai adiantar nada, queremos celebrar os 20 anos aprendendo e se desenvolvendo cada vez mais”, afirmou a defensora 
 
Foram discutidos temas como segurança pública, melhorias no atendimento das forças de segurança, área da saúde, papel do poder público e o trabalho de educação e conscientização na sociedade. Todos eles a partir de uma perspectiva de combate e defesa dos direitos das mulheres em situação de violência de gênero.  
 
O NUDEM-BH foi criado em 2 de agosto de 2005 e atualmente fica situado da Unidade III da DPMG na Rua Araguari, 210 – Barro Preto com funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para dúvidas ou mais informações, pode entrar em contato no telefone (31) 2010-3171.  
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de setembro
Reunião de Diretoria
9 de setembro
AGE
25 a 27 de setembro
II Encontro da Frente Afro-Indígena das Defensoras e dos Defensores Públicos do Brasil
7 de outubro
AGE
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)