Mais de uma década após iniciar suas atividades, a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) em Foz do Iguaçu marcou um novo momento de sua história. Em cerimônia que reuniu autoridades e a sociedade civil na manhã desta segunda-feira (28/07), a instituição oficializou a inauguração de sua nova sede, que já está em funcionamento no centro da cidade desde junho.
Mais conforto para a população e equipe
A nova sede, localizada na Avenida Brasil, 1829, no Centro (Edifício Comercial Life Office), foi projetada para trazer mais conforto aos usuários(as) e funcionários(as). O espaço conta com brinquedoteca, refeitório, fraldário, sala para terceirizados, maior acessibilidade e mais facilidades de estacionamento. Atualmente, a equipe é formada por 34 pessoas: cinco defensores públicos, seis assessores e dois técnicos administrativos, além de funcionários terceirizados, estagiários de graduação e pós-graduação.
"É muito gratificante e especial para mim inaugurar esta sede, pois Foz do Iguaçu foi a minha primeira lotação”, afirmou o defensor público-geral do Estado, Matheus Munhoz. “Participei do início da instalação da Defensoria aqui em 2014, quando ainda não contávamos com espaço próprio e nos valíamos de um local cedido pela prefeitura, que tanto nos ajudou naquele momento. Ver essa evolução, chegando agora à terceira sede em um imóvel novo e com um movimento de expansão por vir, com novos defensores, traz um sentimento de realização imenso", afirmou Munhoz.
O sentimento de evolução é compartilhado por quem vive o dia a dia da nova estrutura. Para a técnica administrativa Danielly dos Santos Vieira, que assumiu recentemente o cargo, o espaço é uma ferramenta que expressa o cuidado da instituição com o público e com a própria equipe.
"Para mim, chegar à nova sede foi uma grande satisfação, porque essa estrutura demonstra o compromisso da instituição com o bom atendimento dos usuários. Itens bem conservados, espaço organizado e acessível, o tatame com brinquedos para as crianças e o fraldário são características que ajudam a acolher quem procura a Defensoria", avaliou.
O vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Ricardo Nascimento, que participou da cerimônia, reforçou o reconhecimento do município sobre o papel da instituição. Ele parabenizou a instituição pela localização privilegiada da nova sede, que vai atender a população de uma forma mais eficaz.
"Essa é uma conquista que reafirma a importância de um sistema de justiça acessível e eficiente para todos. A nova sede representa um passo importante para garantir o acesso à justiça e à defesa dos direitos da população. Uma estrutura mais acolhedora reforça o compromisso de oferecer um serviço de qualidade, atendendo às necessidades de quem mais precisa", destacou.
Presenças
Também estiveram presentes na cerimônia a coordenadora da Defensoria Pública em Foz do Iguaçu, Louizi Souza Barros de Oliveira; a ouvidora-geral externa da DPE-PR, Karollyne Nascimento; o defensor chefe da Defensoria Pública da União em Foz do Iguaçu, João Juliano Josué Francisco, representando o defensor público-geral federal, Leonardo Cardoso de Magalhães; o diretor do Foro de Foz do Iguaçu, Wendel Fernando Brunieri, representando a presidente do Tribunal de Justiça, Lidia Maejima; o promotor de Justiça Rudi Rigo Burkle, representando o procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti; e o procurador-geral do município, Rafael Germano Arguello. A solenidade contou ainda com a presença de defensores, servidores, estagiários e funcionários terceirizados da sede, secretários municipais e representantes do Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do Estado, da Polícia Penal, Tribunal de Justiça, Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro.
Acesso à justiça para Foz do Iguaçu e região
No local, são atendidos casos das áreas de Família e Sucessões, Registros Públicos, Infância e Juventude (Cível e Infracional) e Criminal. Além de Foz do Iguaçu, a sede também atende os moradores e moradoras de Santa Terezinha de Itaipu. A sede de Foz do Iguaçu realiza o atendimento ao público de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h. O agendamento também pode ser feito de forma online, através da Plataforma Luna. Para mais informações, acesse a página da sede.