A presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS), Maína Pech, participou nesta terça-feira (8) da inauguração da nova unidade móvel da Defensoria Pública do Estado (DPE/RS), especializada no atendimento a mulheres em situação de violência. A estrutura foi instalada na Rua Professor Freitas e Castro, em Porto Alegre, ao lado do Palácio da Polícia e em frente à Delegacia da Mulher (DEAM).
Durante o evento, também foi lançado o projeto “Defensoria Pública para Elas”, iniciativa do Núcleo de Defesa da Mulher (NUDEM), que tem como foco o enfrentamento à violência doméstica e ao feminicídio no estado. A ação ocorre em um momento de aumento expressivo dos casos de feminicídio no Rio Grande do Sul.
A nova unidade oferecerá atendimento jurídico e psicossocial permanente, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, substituindo a antiga sala de atendimento localizada dentro da DEAM.
Além da presidenta da ADPERGS, estiveram presentes na solenidade o o Defensor Público-Geral do Estado, Nilton Arnecke; O chefe de Polícia, delegado Heraldo Chaves Guerreiro; o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Guazzelli Peruchin; a Subdefensora Pública-Geral para Assuntos Institucionais, Silvia Pinheiro de Brum; a Subdefensora Pública-Geral para Assuntos Administrativos, Aline Corrêa Lovatto; a Subcorregedora-Geral da Defensoria Pública, Barbara Lenzi; a subchefe da Polícia Civil, delegada Adriana Regina da Costa; a dirigente do NUDEM, Paula Granetto; a Subdirigente Juliana Abdel; e a diretora do Departamento Estadual de Proteção aos Grupos Vulneráveis, delegada Tatiana Barreira Bastos.