A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) registrou um aumento de 9,6% no número de atividades realizadas pela Diretoria de Primeiro Atendimento Cível no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O crescimento reflete a ampliação do acesso à Justiça por meio dos serviços prestados pela instituição, além de evidenciar o compromisso da Defensoria em atender, de forma qualificada e humanizada, a população que busca seus serviços.
Entre janeiro e junho de 2025, foram contabilizadas 17.558 atividades, frente a 16.022 no primeiro semestre do ano anterior, um aumento de aproximadamente 9,6%.
Do total de atividades no semestre, a maior parte, 12.033 (68,5%) correspondeu a atendimentos presenciais e remotos. As demais atividades, que incluem ofícios expedidos, respostas recebidas e demandas administrativas, totalizaram 5.525, ou 31,4% das ações desenvolvidas pela diretoria.
A Diretoria de Primeiro Atendimento Cível atua como a principal porta de entrada para quem busca atendimento no edifício-sede da DPE/PI, em Teresina. O setor é responsável pela triagem inicial das demandas encaminhadas às Defensorias Públicas das áreas de Família, Cível, Fazenda Pública, além do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (NUSCC).
Para a defensora pública Patrícia Monte Feitosa, diretora de Primeiro Atendimento Cível da DPE/PI, os dados demonstram o empenho da instituição em garantir o acesso à justiça e o acolhimento necessário às pessoas em situação de vulnerabilidade. Ela também destacou o investimento em novas modalidades de atendimento, como forma de ampliar o alcance dos serviços.
primeiro atendimento“Como diretora do Primeiro Atendimento durante esses anos e até este primeiro semestre, reforço nosso compromisso em manter diversos canais de atendimento sempre disponíveis para a população. Sabemos que muitas pessoas enfrentam dificuldades de deslocamento, e por isso temos investido na ampliação do atendimento remoto, que vem se mostrando uma alternativa eficaz e bastante procurada. Fico muito feliz em ver os resultados desse esforço e agradeço imensamente à equipe, que tem se dedicado com empenho e sensibilidade. Nosso objetivo vai muito além de números: buscamos sempre oferecer um atendimento humano, acolhedor e de qualidade, alcançando o maior número possível de pessoas que precisam da Defensoria”, disse.
Além do atendimento individual, o setor também coordena projetos voltados para públicos em situação de vulnerabilidade social, como: “Mente Cidadã – Família, Vulnerabilidade Social e Saúde Mental”, “Meu Nome, Meu Orgulho”, “Morada – Plano Judicial de Tutela Extrajudicial e Judicial do Direito de Moradia” e “Defensoria Pop Rua – Atenção à Pessoa em Situação de Rua”, que são iniciativas que têm gerado resultados significativos, alcançando públicos específicos e fortalecendo a rede de apoio social.
A Diretoria de Primeiro Atendimento Cível está localizada no edifício-sede da DPE/PI, na Rua Nogueira Tapety, 138, bairro Noivos, em Teresina. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.