A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) realizou, neste sábado, 26, 81 atendimentos no bairro Perpétuo Socorro, em Macapá. A ação ocorreu em frente à sede da Colônia de Pescadores Z-1 e fez parte da programação em alusão ao Dia do Pescador, celebrado em 29 de junho.
A iniciativa já é uma parceria de longa data entre a DPE-AP e a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq), com o objetivo de garantir cidadania e acesso à justiça para pescadores e moradores da região.
Um dos atendimentos foi para o senhor Vicente Paulo Ferreira da Silva, de 77 anos. Ele saiu do bairro São Lázaro até a Carreta da Defensoria para solicitar a segunda via do seu registro de nascimento.
“O meu registro ainda está legível, mas é antigo e plastificado. Disseram que eu preciso tirar outro para poder solicitar a segunda via da identidade. E como a minha certidão é de Belém, no Pará, vim aproveitar essa oportunidade”, contou o idoso.
A dona de casa Darlene Lima, de 42 anos, também foi atendida. Ela buscou apoio da Defensoria Pública para solicitar pensão alimentícia e a segunda via da certidão de nascimento.
“Tenho seis filhos, mas três ainda são menores e moram comigo. Agora não moro mais com a minha mãe e só recebo o Bolsa Família. Essa pensão vai ajudar bastante”, explicou Darlene.
O secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Paulo Nogueira, agradeceu o apoio da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) durante a ação. “É um apoio que a gente já sabe que pode contar. A Defensoria Pública do Amapá está sempre conosco, atendendo a nossa comunidade”, disse.
Para o defensor público Arthur Pessoa, a ação reforça o compromisso da instituição com a população. “Qualquer pessoa que necessitar, estamos aqui com a Carreta da Defensoria para orientar e ajudar no que for preciso”, finalizou.