A presidenta, Maína Pech, e a Vice-Presidenta Administrativa-Financeira, Jamile Rodrigues Nehmé de Toledo, representaram a ADPERGS na primeira edição do novo programa de qualificação permanente da Defensoria Pública do Estado (DPE/RS) voltado a defensoras e defensores públicos. Realizado nesta sexta-feira (27), o encontro inaugural teve como foco a atuação institucional com perspectiva de gênero, com ênfase no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica.
Compondo a mesa de abertura, a presidenta Maína Pech observou em sua fala a importância da capacitação em um momento de alta de casos de feminicídio. “Quando tivermos maior representatividade feminina em espaços de liderança, estaremos encaminhando uma igualdade. E não há como promover essa igualdade sem o reconhecimento das diferenças. Violência doméstica também é assunto de homem”, citou.
Encabeçada pela defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher (NUDEM DPE/RS), Paula Britto Granetto, a programação do curso foi dividida em três momentos. Pela manhã, a advogada feminista Gabriela Souza, fundadora do primeiro escritório de advocacia voltado a mulheres no Sul do Brasil, abordou os protocolos de julgamento com perspectiva de gênero. No turno da tarde, a doutora em Direito Vanessa Chiari Gonçalves, que coordena o Núcleo de Estudos de Gênero, Violência e Sexualidades da UFRGS, tratou da aplicação dessa perspectiva nos casos de violência doméstica. Encerrando a formação, a equipe psicossocial da DPE/RS apresentou os fundamentos da violência doméstica e práticas de atendimento humanizado.
Durante a capacitação, também foi apresentada a nova unidade móvel da Defensoria, que será dedicada exclusivamente ao atendimento de mulheres em situação de violência. Além de Maína e Jamille, participaram do evento o Defensor Público-Geral do Estado, Nilton Arnecke, e demais membros da Administração Superior da DPE/RS.