A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), por meio do projeto Defensoria Pop Rua – Visibilidade e Reconhecimento à População em Situação de Rua, participou nesta sexta-feira (27) do 3º Mutirão Interinstitucional PopRuaJud, realizado no CETI Zacarias de Góis – Liceu Piauiense, em Teresina. A ação garantiu atendimento jurídico gratuito e acesso a serviços essenciais para toda a população, com atenção especial às pessoas em situação de rua, em mais uma iniciativa integrada que reuniu esforços de instituições públicas e organizações da sociedade civil.
Durante a atividade, a Defensoria Pública ofereceu orientação jurídica gratuita, informações jurídicas, além de encaminhamentos para serviços de assistência social e regularização de documentos. O atendimento foi voltado, especialmente, para pessoas em situação de rua que, muitas vezes, enfrentam barreiras para acessar direitos básicos.
A iniciativa foi coordenada pelo Comitê Seccional PopRuaJud da Seção Judiciária do Piauí (SJPI), com participação do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ/PI), da DPE/PI e de diversos outros órgãos públicos e entidades que atuam em rede para garantir cidadania à população vulnerável. A ação está alinhada à Resolução nº 425/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece diretrizes para políticas judiciárias voltadas às pessoas em situação de rua.
“A Defensoria Pública do Estado do Piauí esteve presente na terceira edição do PopRuaJud, realizada no Liceu Piauiense. Foi uma ação exitosa, com a participação de vários órgãos e entidades que contribuíram para garantir cidadania a uma população extremamente vulnerável. Fico muito satisfeita em ver o projeto alcançando seu propósito: chegar até as pessoas em situação de rua, que muitas vezes têm receio de procurar os serviços de proteção social por falta de acolhimento adequado. Nosso papel é justamente esse: acolher, orientar e garantir o acesso aos direitos mais básicos. E só conseguimos fazer isso por meio da articulação com outras instituições comprometidas com a mesma causa”, afirmou a defensora pública Patrícia Monte, coordenadora do projeto Defensoria Pop Rua.
A presença da Defensoria Pública no mutirão reafirma o compromisso da instituição com a promoção de Justiça de forma humanizada, acessível e próxima de quem mais precisa. A atuação em rede permite ampliar a presença do poder público nos espaços onde o acesso à cidadania ainda precisa ser efetivamente garantido.
Também participaram do evento o defensor público Igo Castelo Branco de Sampaio, do Núcleo de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas da DPE/PI, e a defensora pública Ana Clara Ribeiro de Sousa Castro,coordenadora da Escola Superior da Defensoria Pública do Piauí (Esdepi).