A Defensoria Pública do Acre (DPE/AC) participou da cerimônia de posse da nova diretoria e do Conselho Fiscal da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Acre (Adpacre), eleitos para o biênio 2025/2027. A solenidade foi realizada na noite de quarta-feira, 18, e marcou um momento de reafirmação do compromisso com o fortalecimento institucional e a valorização da carreira.
Eleita para a presidência da associação, a defensora pública Bárbara Araújo de Abreu assumiu o cargo com a missão de liderar a chapa “Adpacre Forte — Defensoria Valorizada”. Em seu discurso de posse, destacou o simbolismo da conquista e a importância da atuação coletiva na defesa das prerrogativas da categoria.
“Sou maranhense de origem, mas foi no Acre que me tornei defensora. Foi aqui que fui acolhida com generosidade, respeito e amizade. A presidência de uma associação de classe não é um posto de honra, mas um posto de luta — uma luta coletiva por valorização, reconhecimento, condições dignas de trabalho e respeito institucional”, afirmou Bárbara.
Ela também ressaltou o protagonismo feminino na Defensoria acreana, que, segundo ela, representa uma exceção positiva em relação à resistência ainda enfrentada em outras partes do país. “O Acre deve servir de inspiração. Porque ocupar espaços de poder é também transformar estruturas, abrir caminhos e mostrar, na prática, que liderança e sensibilidade não são antagônicas — são forças complementares”, completou.
A nova diretoria é composta também pelo vice-presidente Dion Nobrega Leal, o diretor-secretário Bruno José Vigato, o diretor-tesoureiro João Augusto Câmara da Silveira e a diretora social Iacuty Assen Vidal Aiache. No Conselho Fiscal, a presidência ficou com Célia da Cruz Barros Cabral Ferreira, tendo Luis Gustavo Medeiros de Andrade e André Espíndola Moura como membros titulares, e Henry Sandres de Oliveira como suplente.
Representando a Administração Superior da DPE/AC, a defensora pública-geral em exercício, Simone Santiago, destacou a relevância da atuação associativa ao longo dos últimos anos. Em sua fala, homenageou a diretoria anterior, presidida por Fenísia Mota, e desejou sucesso à nova gestão.
“A ADPACRE se consolidou como um espaço essencial de representação e escuta, de fortalecimento institucional e de acolhimento entre colegas. Sua importância está não apenas no que reivindica ou conquista, mas no que simboliza: união, identidade e compromisso com uma Defensoria cada vez mais humana, próxima e forte”, afirmou.
Ao relembrar sua participação na primeira posse da associação, há mais de duas décadas, Simone falou sobre o sentimento de pertencimento e construção coletiva que marcou aquela época e segue presente. “Desde então, a ADPACRE tem mantido esse espírito vivo. Que os caminhos da nova diretoria sejam de diálogo aberto, firmeza de propósitos e sensibilidade nas decisões. A Administração Superior estará sempre de portas abertas para caminhar junto, colaborar e construir soluções com respeito e parceria”, reforçou.
Compuseram o dispositivo de honra a presidente da Adpacre no biênio 2023/2025, Fenísia Mota; a presidente eleita para o biênio 2025/2027, Bárbara Abreu; a defensora pública-geral do Estado em exercício, Simone Santiago; a diretora para assuntos legislativos da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Rivana Ricarte; o presidente da Assembleia Legislativa do Acre em exercício, deputado Pedro Longo; o diretor-geral da Escola Superior da Advocacia Acreana, Emerson Costa; e a presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), juíza Olívia Ribeiro.