Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
12/06/2025

Defensoria nas Escolas: DPDF leva 8ª edição do projeto a Taguatinga

Fonte: ASCOM/DPDF
O projeto Defensoria nas Escolas chega a Taguatinga nesta semana. A ação, coordenada pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) em parceria com a Secretaria de Educação do DF (SEE-DF), está em sua 8ª edição e leva atendimentos jurídicos e psicossociais à região administrativa na quinta (12/6) e na sexta-feira (13/6), das 9h às 16h. A carreta da DPDF estará no Centro de Educação Infantil 02 de Taguatinga, localizado na QND 59, Área Especial nº 37.
 
O projeto tem o objetivo de ressignificar o acesso à Justiça, por meio de atendimento jurídico exclusivo ofertado pela Unidade Móvel de Atendimento Itinerante e de encontros educativos realizados pela Escola de Assistência Jurídica da DPDF (Easjur/DPDF) em escolas públicas do DF. O intuito é abrir as portas da instituição para escutar a comunidade escolar, compreendendo suas necessidades e propondo soluções em comum acordo com pais, professores e estudantes, em busca da sustentabilidade das relações humanas por meio da prevenção e da informação qualificada.
 
Desde o início da iniciativa, em agosto de 2024, mais de 9,5 mil pessoas foram alcançadas entre estudantes, professores, gestores e responsáveis. A previsão é que a ação percorra todas as regiões administrativas do Distrito Federal até o final de 2025.
 
Para o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, o Defensoria nas Escolas reforça o compromisso da instituição com a promoção da inclusão e da cidadania de forma direta e eficaz. “Com abordagem integrada, a iniciativa capacita a comunidade escolar sobre seus direitos e deveres, além de oferecer atendimento jurídico personalizado a cada região administrativa, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária”, defendeu.
 
“A presença do projeto Defensoria nas Escolas em nossas unidades de ensino fortalece os vínculos entre a escola e a comunidade, promovendo o diálogo, a cidadania e a construção de um ambiente mais justo e acolhedor para todos. Essa parceria com a Defensoria Pública é fundamental para garantir o acesso à informação e aos direitos, além de contribuir diretamente para o desenvolvimento integral dos nossos estudantes”, afirmou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.
 
O Defensor Público e coordenador do projeto, Rodrigo Duzsinski, destaca que a atuação da Unidade Móvel nas escolas públicas do DF facilita o acesso à Justiça, superando barreiras geográficas e econômicas. “Levar os serviços jurídicos diretamente às comunidades escolares garante um atendimento mais próximo, humanizado e eficiente, especialmente para quem mais precisa”, afirmou.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
7 de julho
Reunião de Diretoria
8 de julho
AGE
5 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria
9 de setembro
AGE
7 de outubro
AGE
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)