A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) prestou homenagem a 22 defensores públicos do Espírito Santo, na noite desta segunda-feira (12), no Plenário Dirceu Cardoso. Maio é o mês dedicado aos defensores públicos, que celebram no dia 19 o dia do protetor do advogado, Santo Ivo. A sessão solene foi iniciativa do presidente da Casa, deputado Marcelo Santos (União).
A deputada Camila Valadão (Psol) falou sobre a importância que a Defensoria Pública tem no dia a dia para apoiar, orientar quando há casos (e eles são muitos, enfatizou) de violência, seja contra a mulher no ambiente doméstico, seja violência obstétrica, seja por preconceito, discriminação, despejo de famílias ou impedimento do acesso a direitos das mães atípicas.
“Falar da Defensoria Pública é falar da primazia da dignidade, é falar do estado democrático de direito, é falar da democracia, da justiça social, e isso que eu testemunho todos os dias no exercício do Parlamento”, disse a parlamentar.
Ao lado do presidente Marcelo Santos, compuseram a mesa os deputados Camila Valadão (Psol) e Coronel Weliton (PRD) e várias autoridades: o secretário-chefe da Casa Civil, José Maria de Abreu Júnior; o defensor público-geral do ES, Vinícius Chaves de Araújo; o corregedor-geral da Defensoria Pública, Gilmar Alves Batista e o subdefensor-geral do Estado, Saulo Couto Alvim.
Também com assento à mesa, o conselheiro do Tribunal de Contas do ES Davi Diniz; o defensor público-chefe da Defensoria Pública da União no Espírito Santo, Antônio Ernesto de Fonseca Oliveira; o diretor-presidente da Adepes, Paulo Antônio Coelho; e o promotor de Justiça e chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Bruno Araújo Guimarães.