A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) tem nova gestão. A cerimônia de posse da Diretoria e do Colégio de Delegados ocorreu, nessa terça-feira (29), no Auditório JK, na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília (DF). A presidenta da ANADEP, Fernanda Fernandes, acompanhou a solenidade.
Após assinar o termo de posse, o procurador da República José Schettino destacou a tarefa que tem – ao lado da Diretoria, de ser a voz de milhares de membros do Ministério Público Federal (MPF), que atuam de norte a sul do país.
O novo presidente da ANPR, ao lamentar o cenário mundial de polarizações e intolerâncias, afirmou que a gestão pelos próximos dois anos terá como pilares a ratificação de valores, a exemplo do respeito pelas divergências, e a busca pelo consenso. “O nosso compromisso, que solenemente reafirmamos, de envidarmos todos os nossos esforços para nos unirmos em torno do que nos é consensual é guiado pela nossa convicção de que, em meio à gritaria dissonante deste tempo infenso à circunspecção, a nossa força é tanto maior quanto mais unidos formos e que não há união possível sem a capacidade e a disposição para a busca pelo consenso. Consenso não é unanimidade. A busca pelo consenso não é uma estéril pretensão à unanimidade. A busca pelo consenso admite, sim, democraticamente a divergência. Mas sempre - e sempre - com a premissa de que é preciso saber ceder para poder ganhar”, reforçou.
Agradecimentos e despedida
Ao despedir-se da presidência da ANPR, cargo que ocupou por dois mandatos, Ubiratan Cazetta, agradeceu à diretoria, aos associados, colaboradores e à família. “Queria realmente agradecer a todos. E quem sai não deixa conselhos. Quem sai, simplesmente, diz um conte comigo. Os desafios são imensos, mas a alegria de poder representar os associados do Ministério Público Federal, de poder verbalizar muitas das vezes temas ingratos, suplanta as críticas. A questão é de entrega. Não há como ser diretor ou gestor da ANPR, em qualquer momento, sem entrega. O que está em jogo é a necessidade de mantermos na sequência dos anos, dos 51 para 52 anos da ANPR, aquilo que sempre nos marcou, a defesa do bem comum defesa das nossas prioridades e a defesa e fortalecimento da instituição, que é aquilo que nos une, nos faz ingressar na ANPR e nela permanecer”, assegurou.

Compuseram a mesa de honra também a vice-presidente da ANPR, Ana Paula Mantovani; a ex-vice-presidente, Luciana Loureiro; a secretária-geral do Ministério Público da União, Eliana Torelly; o ministro do Tribunal de Contas da União, Antônio Anastasia; o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Antônio Edílio Magalhães Teixeira; o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a presidente da Associação Nacional dos Procuradores e Procuradoras do Trabalho, Adriana Augusta de Moura Souza; a vice-presidente Administrativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Julianne Freire Marques; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/DF, Paulo Braz Siqueira, que representou o presidente do Conselho Federal da OAB, e a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão.
Composição da Diretoria Biênio 2025-2027
Presidente: José Schettino
Vice-presidente: Ana Paula Mantovani
Diretor financeiro: Fábio Magrinelli Coimbra
Diretora secretária: Roberta Bomfim
Diretora cultural: Maria Emília Corrêa da Costa
Diretor de comunicação social: Júlio de Castilhos
Diretor de aposentados: Delson Lyra da Fonseca
Diretora de eventos: Zani Cajueiro
Diretor de assuntos legislativos: Danilo Dias
Diretora de assuntos jurídicos: Luana Macedo
Diretor de assuntos institucionais: Carlos Bruno Ferreira da Silva
Diretor de assuntos corporativos: Victor Veggi