Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
29/04/2025

RJ: Caravana da Cidadania apoia pessoas em situação de rua em Petrópolis

Fonte: ASCOM/DPERJ
Estado: RJ
Cerca de 100 pessoas em situação de rua foram atendidas durante a Caravana da Cidadania, promovida pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Prefeitura de Petrópolis. A ação social também contou com a participação do Detran-RJ e do Cartório do 1º Ofício de Registro Civil, Interdições e Tutelas de Petrópolis.
 
Os acolhidos começaram a chegar cedo e formaram fila em frente ao Centro POP. As portas foram abertas às 9h, com a distribuição de café da manhã feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
 
No balanço final divulgado pela Defensoria, 40 pessoas receberam atendimento jurídico, sendo orientadas sobre temas diversos, como ações de direito de família e benefícios sociais, a exemplo do Bolsa Família. Outras 35 pessoas foram atendidas pelo Cartório, com a emissão de segundas vias de certidões de nascimento, e 30 pessoas conseguiram expedir a carteira de identidade por meio do Detran.
 
As Secretarias Municipais de Assistência Social e de Saúde também participaram da ação, oferecendo acolhimento social e atendimento na área de saúde mental.
 
Um dos grandes diferenciais desta edição da Caravana foi o movimento proativo em busca das pessoas em situação de vulnerabilidade extrema. Segundo a Defensoria, muitos desses indivíduos enfrentam dificuldades de acesso aos serviços públicos e sentem vergonha ou medo de procurar diretamente as instituições de justiça. Ao levar a equipe até o Centro POP — local já conhecido pelos acolhidos — a ação facilitou a prestação dos serviços essenciais.
 
Outro destaque foi a articulação de parcerias que permitiram a emissão, no próprio local, de documentos como certidões de nascimento e carteiras de identidade, ampliando o alcance e a eficiência do atendimento.
 
Chamou a atenção dos Defensores a grande quantidade de pessoas indocumentadas, ou seja, sem documentos básicos como certidão de nascimento ou identidade. Isso demonstra a condição de vulnerabilidade extrema em que vivem.
 
— Ninguém mora na rua porque quer. O povo que vive na rua merece acolhimento e oportunidades para sair dessa situação temporária. Esta ação social foi apenas um primeiro passo ainda há muito a ser feito. Contamos com a parceria do Município e da sociedade civil para, juntos, criarmos soluções que promovam dignidade a quem mais precisa — destacou o Defensor Público da Tutela Coletiva de Petrópolis, Lucas Nunes.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
20 de maio
AGE (Brasília)
12 e 13 de maio (Bahia)
Lançamento da Campanha Nacional
19 de maio (Senado)
Sessão Solene - Dia da Defensoria Pública
10 de junho
AGE
7 de julho
Reunião de Diretoria
8 de julho
AGE
5 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria
9 de setembro
AGE
7 de outubro
AGE
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)