A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) realizou, nos dias 8 e 9 de abril (terça e quarta-feira), Assembleia Geral Extraordinária em formato híbrido. A reunião foi conduzida pela presidenta da entidade, Fernanda Fernandes.
Durante o encontro, defensoras e defensores públicos discutiram temas jurídicos, legislativos e institucionais de interesse da categoria. Um dos destaques foi a escuta ampliada sobre a existência ou não do Conselho Nacional da Defensoria Pública (CNDP), além da deliberação sobre a atuação da ANADEP como amicus curiae em ações estratégicas.
A definição do local de lançamento da Campanha Nacional “JUSTIÇA CLIMÁTICA É JUSTIÇA SOCIAL: Defensoria Pública por um Brasil mais sustentável, justo e igualitário” foi um dos pontos da reunião. O lançamento da campanha será realizado em Salvador (BA), nos dias 12 e 13 de maio. Já a sessão solene no Senado Federal em homenagem à Defensoria Pública ocorrerá no dia 19 de maio, às 10h, no Plenário da Casa.
Na ocasião, também foi celebrada a aprovação do Projeto de Lei 4015/2023, considerada uma importante vitória para a categoria.
A assembleia contou com a participação de representantes de diversas associações estaduais, entre elas: ADPACRE, ADEPAL, ADEPAP, ADEPAM, ADEP-BA, ADEP-DF, ADEPES, AGDP, AMDEP, ADEP-MS, ADEP-MG, ADPEMA, ADPEP, ADEPAR, ADEPEPE, APIDEP, ADPERJ, ADPERGS, ADPERN, ADEPRO, APADEP, ADEPESC, ADPESE e ADPETO.