Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
17/02/2025

AC: Comunidade do loteamento Praia do Amapá ingressa com processo de regularização fundiária

Fonte: ASCOM/DPEAC
Estado: AC
A regularização fundiária da comunidade do Loteamento Praia do Amapá, em Rio Branco, é uma das principais necessidades dos moradores que residem na área desde 1990 e reivindicam o direito legal de posse de suas terras. Objetivando a proteção e promoção do direito fundamental à moradia digna, a Defensoria Pública do Acre (DPE/AC) atua em defesa de cerca de 300 famílias que ocupam a área.
 
Após buscar ajuda na Defensoria, os moradores ingressaram com ação judicial de usucapião, neste sábado, 15, durante atendimento no programa “Defensoria Itinerante, cidadania mais perto de você”, realizado na Escola de Educação Infantil Djanira Bezerra dos Reis. 
 
“Hoje estamos aqui para concretizar essa força-tarefa que iniciou a partir da reivindicação dos moradores que nos procuraram para resolvermos essa demanda. Estivemos aqui também em outros momentos, orientando acerca da documentação necessária e os trâmites  desse processo para garantir a regularização da posse dos moradores dessa comunidade”, disse o coordenador de Cidadania, defensor público Celso Araújo. 
 
A ação itinerante da DPE/AC, contou ainda com a participação da defensora pública Célia Barros e do defensor público Gerson Boaventura, responsáveis por coordenar a equipe de 21 assistentes jurídicos que trabalharam durante o atendimento. 
 
Moradora da área há 20 anos, Maria Alice, foi uma das assistida pela Defensoria Pública durante a ação itinerante. “Quando eu cheguei aqui a gente passava por um varadouro, era só mato, aos poucos as coisas foram melhorando. Hoje nem acredito estamos aqui para ter de fato o que é nosso de direito, que construímos com muito suor”, contou a assistida. 
 
Representando a comunidade, o presidente da Associação dos Moradores da Praia do Amapá, Jesus Andrade agradeceu o apoio da Defensoria Pública.
 
“A comunidade agradece pelo trabalho aqui prestado com o início da ação de usucapião, são pessoas que já tem direito pelo tempo de moradia, pelo desenvolvimento do seu trabalho dentro da comunidade, o seu terreno, cuidando, zelando, então venho agradecer a todos da Defensoria Pública”.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
20 de maio
AGE (Brasília)
12 e 13 de maio (Bahia)
Lançamento da Campanha Nacional
19 de maio (Senado)
Sessão Solene - Dia da Defensoria Pública
10 de junho
AGE
7 de julho
Reunião de Diretoria
8 de julho
AGE
5 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria
9 de setembro
AGE
7 de outubro
AGE
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)