A Defensoria Pública do Pará realizou, na manhã desta sexta-feira (17), a Sessão Solene de Posse de nova defensora pública do estado do Pará. A cerimônia foi realizada durante a 129ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior da DPE-PA, que ocorreu no auditório do prédio-sede da instituição, em Belém.
A nova defensora pública, Carina Amaral da Luz, foi estagiária de graduação da DPE-PA, com atuação no Núcleo de Defesa Criminal (Nudecrim) nos anos de 2010 e 2011, e foi a última nomeada dentre os aprovados no V Concurso para Defensor Público do Estado do Pará. Agora, ela integra a instituição, que tem como missão constitucional garantir o acesso à justiça, à dignidade humana e à cidadania para as pessoas vulnerabilizadas.
“É com imensa honra e alegria que estou aqui, hoje, celebrando um momento muito especial: meu retorno à Defensoria Pública do Estado do Pará, agora como defensora pública. Este momento é carregado de significado, pois a Defensoria, para mim, foi onde tudo começou. Foi onde dei os primeiros passos na minha trajetória jurídica e onde comecei a sonhar com a carreira no serviço público. Durante dois anos da minha graduação, tive o privilégio de estagiar nesta instituição, aprendendo com defensores exemplares, não apenas sobre o Direito, mas também sobre humanidade, empatia e compromisso com a justiça social”, destacou a nova defensora pública.
Essa é a primeira posse de defensor público no ano de 2025. Com a nomeação, a Defensoria do Pará agora conta com 282 defensores públicos em atividade. A defensora pública-geral, Mônica Belém, destaca que o ingresso da nova defensora é motivo de imensa alegria para a instituição.
“A trajetória da defensora pública Carina Luz é um reflexo da seriedade e do compromisso que a Defensoria Pública representa, e temos certeza de que sua atuação será de grande importância para todos aqueles que buscam, na Defensoria, a garantia dos seus direitos. Desejo que sua jornada na DPE-PA seja repleta de conquistas, realizações e, acima de tudo, de muito amor e respeito por todos aqueles a quem você dedicará seu trabalho. Com a sua nomeação, encerramos de maneira brilhante as nomeações do V Concurso Para Defensor Público do Estado do Pará”, relatou a defensora pública-geral em seu discurso durante a Sessão Solene de Posse.
Na cerimônia, a nova defensora pública foi contemplada com um exemplar do livro “40 anos: História da Defensoria Pública do Estado do Pará – Da luta contra à violência à promoção da cidadania” , lançado em setembro de 2024. Na ocasião, estiveram presentes a empossada e seus familiares, os membros e membras do Conselho Superior e do corpo gestor da instituição, além do presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Pará (ADPEP), Bruno Braga, e demais membros/as e servidores/as da DPE-PA.
Sobre a Defensoria Pública do Pará
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente criada para garantir a assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos.