Nenhum evento previsto.
07/11/2024
MS: Defensoria atua na defesa de assistida que levou tiro durante roleta russa e réu é condenado
Fonte: ASCOM/DPEMS
Estado: MS
Estado: MS
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul garantiu a condenação de um homem que tentou matar a tiros uma assistida em Paranaíba. O caso envolveu um disparo ocorrido durante uma roleta-russa.
Conforme a defensora pública substituta, Gabriela Sant'Anna Barcellos, o agressor atirou contra o rosto da assistida enquanto “brincava” de roleta-russa, uma ação que revelou uma tentativa clara de feminicídio qualificado.
A vítima, que se recusou a participar da roleta-russa imposta pelo agressor, sofreu um disparo.
No julgamento, a Defensoria atuou para garantir que a versão da vítima fosse plenamente considerada, destacando a importância de não culpar a mulher pelas circunstâncias que a levaram a permanecer ao lado do agressor durante os anos de violência.
A Defensoria também teve que enfrentar a linha de defesa do réu, que em um momento processual tentou argumentar que a assistida teria sido a autora do disparo, o que foi devidamente combatido com uma estratégia baseada em evidências e na garantia dos direitos da vítima.
O resultado foi a condenação do agressor a 15 anos e 9 meses de prisão em regime fechado por feminicídio tentado.
“Culpar a vítima por permanecer ao lado do agressor demonstra uma falta de compreensão dos ciclos de violência que aprisionam as mulheres. É nossa responsabilidade combater essa narrativa que revitimiza e não oferece o devido apoio”, afirmou Gabriela.