O Projeto ‘Defensoria com a Rua’, promovido pelo Núcleo de Cidadania, Igualdade, Diversidade, Direitos Humanos e Coletivos (NUCIDH) realiza atendimentos periódicos e itinerantes em locais de concentração da população em situação de rua com objetivo de promover o acesso à justiça e a educação em direitos do coletivo.
Dessa vez, o atendimento aconteceu no Centro de Convivência Dia, serviço anexo à Passarela da Cidadania, em Florianópolis. Cerca de 50 pessoas estiveram no local para conversar com a equipe de defensores públicos, estagiários e residentes. Grande parcela dessa população busca emissão de documentos, como certidão de nascimento, casamento e ainda consultas processuais e atendimentos jurídicos.
“Por meio desse projeto é possível realizar a efetivação do acesso à justiça além da educação em direitos. Esse processo tem sido muito importante na aproximação da Defensoria Pública com o público vulnerável em situação de maior complexidade dos nossos assistidos/as”, declarou a coordenadora do NUCIDH, Ana Paula Berlatto Fão Fischer.
Participaram da ação: a Defensora Pública Ana Paula Berlatto Fão Fischer, o Defensor Público Renê Beckmann Johann Júnior, a assessora para Assuntos Jurídicos Andressa Martins e os residentes Monique Goulart Damazio, da 31ª Defensoria Pública da Capital, Isabela Schuelter Tomczyk, do NUCIDH, Pedro Souza, do NUDEM, e Laila Furquin, da 1ª Defensoria Pública da Capital.
A próxima ação deve acontecer no mês de novembro em parceria com o Restaurante Popular.