Na manhã deste sábado (28/09), o projeto da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), “Defensoria Vai Até Você”, esteve novamente no Morro do Papagaio, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Defensoras e defensores públicos, estagiárias e estagiários, servidoras e servidores e ainda, voluntários, estiveram no local para prestar atendimentos jurídicos gratuitos nas áreas de família, cível e criminal.
Os atendimentos foram realizados para demandas das áreas de família, cível e crimina
O atendimento itinerante aconteceu no CRAS Vila Santa Rita, no bairro Santa Rita de Cássia, das 9h às 13h. Cerca de 50 pessoas foram atendidas, entre elas, as que estavam agendadas para as sessões de conciliação e mediação e outras que receberam orientações jurídicas.
Durante o dia, o Museu dos Brinquedos, parceiro da DPMG, esteve no local para divertir a meninada.
Esta iniciativa da Defensoria Pública de Minas Gerais busca aproximar a população dos serviços oferecidos pelo Centro de Conciliação e Mediação da Instituição na capital mineira e facilitar o atendimento, promovendo a solução de conflitos de forma consensual. “Fui muito bem recebida e tive a orientação de que precisava. Tem muita coisa que no dia a dia não entendemos. Esse apoio da Defensoria é fundamental”, comenta a moradora, Elisabete Aparecida Rocha Ferreira.
Para Naide Julita, outra moradora do local, a DPMG tinha que estar ali por mais vezes. “Hoje esclareci as minhas dúvidas e agora, já sei o que fazer”.
A defensora pública Paula Regina Fonte Boa Pinto, coordenadora estadual dos Centros de Conciliação e Mediação, ressaltou que, quem não conseguiu ser atendido, pode procurar a Defensoria de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua dos Guajajaras, 1707, Barro Preto.
Parceria
A iniciativa é uma das atuações da Defensoria mineira decorrentes de acordo de cooperação técnica celebrado entre a Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC), da DPMG, e a Secretária de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Programa de Mediação de Conflitos, com o objetivo de promover o acesso a direitos.