Em apoio à campanha nacional de prevenção ao suicídio, conhecida como Setembro Amarelo, a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) está realizando diversas ações internas para conscientizar seus colaboradores sobre a importância da saúde mental. Nas redes sociais foram lançados matérias informativos sobre a temática.
Organizado pelo setor de Humanização da DPE/AC, a conscientização tem como objetivo promover um ambiente de diálogo e acolhimento, incentivando a discussão de temas muitas vezes silenciados, como depressão, ansiedade e prevenção ao suicídio.
Segundo a coordenação do setor, a iniciativa é essencial para criar uma cultura de cuidado e empatia dentro da instituição. “Campanhas como esta proporcionam refletir e criar dentro do ambiente de trabalho um espaço de acolhimento e permitir momento diferentes para nossos colaboradores. Com isso, queremos demonstrar de que a saúde mental é uma prioridade para nós” ressaltou Reinildes Galvão. Também foi reforçada a importância de incentivar ações preventivas, principalmente em ambientes de trabalho que lidam com situações de vulnerabilidade social e emocional, como é o caso da DPE/AC.
A programação do Setembro Amarelo na instituição contará com diversas atividades ao longo do mês. Nesta terça-feira, 10, o Dia "D", todos foram incentivados a vestir amarelo em apoio à causa, além de serem distribuídos folders informativos nas unidades da DPE/AC em Rio Branco. Também ocorrerão sessões de aromaterapia, conduzidas pelo estagiário do Departamento de Humanização da Secretaria de Administração (Sead), Felipe da Silva Carvalho, para promover o bem-estar dos colaboradores. As ações também contarão com um encontro sobre ansiedade no trabalho, conduzido por estagiárias de psicologia. Para finalizar, as Doutoras Palhaças farão uma apresentação interativa, oferecendo um momento lúdico e acolhedor aos colaboradores.
Com o apoio de profissionais da área de psicologia, a Defensoria busca não só conscientizar seus colaboradores, mas também oferecer ferramentas para que todos estejam preparados para identificar sinais de alerta entre colegas de trabalho e assistidos. A campanha do Setembro Amarelo na instituição reflete o compromisso da Defensoria com a promoção de um ambiente saudável e com a valorização da vida.